DESTAQUES

Rapidinhas…


-Gusttavo Lima

O GL está alçando novos voos, e agora não exatamente como cantor.

Na última terça-feira, dois artistas foram anunciados como novos integrantes do escritório Balada, que é o nome do escritório do Gusttavo.

Felipe Araújo, que a gente conhece tão bem, foi um deles, e o outro foi o Wallas Arrais, cantor de forró que tem como empresários os mesmos profissionais que administram a carreira da Simone e Simaria.

Não é a primeira vez que o Gusttavo faz parcerias comerciais com outros artistas, mas agora, aí sim de forma inédita, ele passa a ser um sócio de cantores de maior projeção, de gente já conhecida.

Como atualmente ele é dono de um festival, o Buteco do Gusttavo Lima, o cantor começa a desenhar um formato parecido com os dois principais escritórios do país, a Audiomix, dona do Villa mix, e a WorkShow, responsável pelo Festeja, que possuem varios artistas e realizam seus próprios festivais com seus contratados.

Ou seja, há anos o Gusttavo é uma figura muito importante na música como artista. Agora, ele segue um caminho que pode em um futuro próximo colocá-lo como uma figura muito forte também nos bastidores.

___

-Henrique e Juliano

A dupla confirmou a gravação de seu DVD para o dia 20 de novembro, em São Paulo, no Ginásio do Ibiraquera.

A data, Dia da Consciência Negra, é feriado em São Paulo e em mais de mil cidades.

O Ginásio do Ibiraquera recebe todo tipo de evento, é um local muito conhecido da cidade, e já foi palco de outros DVD’s sertanejos.

Só como exemplo rápido, Victor e Leo já gravaram lá, Bruninho e Davi gravaram há poucos anos e até mesmo aquele DVD que o Roberto Carlos gravou com cantores sertanejos, “Emoções Sertanejas”, foi registrado no Ginásio.

As vendas começaram na última segunda-feira

___

-Marília Mendonça

A cantora fez algo muito marcante na cidade de Belo Horizonte na última segunda-feira (7) com seu projeto “Todos os Cantos”. Números falam de um público entre 50 e 100 mil  pessoas.

Como todos os shows do projeto, esse também foi surpresa. Ela anunciou na hora do almoço que tocaria em BH e em questão de horas reuniu um público muito alto, acima de todas as outras etapas que ela ja havia feito até então.

Claro que onde tem muita gente, infelizmente tem confusão, e teve muita briga, muito assunto negativo que também foi notícia no dia seguinte.

A PM de Minas disse que se preparou para receber cerca de 15 mil pessoas, baseada nas informações que a produção do show havia passado. A assessoria divulgou nota comunicando que todas as obrigações foram cumpridas.

A Marilia lamentou o ocorrido, mas os pontos negativos não apagam o fato de que essa passagem por Belo Horizonte vai ficar marcada como um dos maiores acontecimentos da carreira dela.
___

-Asa Branca

Uma entrevista dada na semana passada pelo Asa Branca, ex-locutor e uma das figuras mais famosas do rodeio no Brasil, vem dando muita repercussão.

Em conversa com a revista Veja, ele disse que todo sofrimento que vem passando com sua saúde é uma espécie de castigo pelo maus tratos aos animais: “Estou pagando toda a dor que causei e incentivei os outros a causar nos bichos dos rodeios”.

As declarações incomodaram os profissionais do rodeio. Muitos deles se manifestaram bastante irritados com o ex-locutor, dizendo que ele está cuspindo no prato que comeu.

O estado de saúde de Asa, portador do vírus HIV, é grave. Um tumor na garganta e em pontos da boca voltou, e por conta de seu estado já debilitado, muito pelas sequelas da “doença do pombo”, a criptococose, os médicos optaram por não realizar quimioterapia.

Na semana retrasada, após mais uma internação em SP, onde mora, a Asa Branca recebeu a visita de um amigo de longa data, o cantor Sérgio Reis.

___

-Jorge e Mateus

A dupla Jorge e Mateus lançou na última sexta-feira (11) uma canção inédita que vem com a responsabilidade de substituir “Tijolão”, que foi muito bem nas rádios e nos serviços digitais.

A canção se chama “Cheirosa” e é uma composição do Angelim, mesmo autor da “Apelido Carinhoso”, música mais tocada do ano passado, sucesso do Gusttavo Lima.

A nova faixa foi gravada em setembro durante uma apresentação da dupla no Villa Mix de São José do Rio Preto.

Rapidinhas…


-Asa Branca

Uma das figuras mais conhecidas do rodeio nacional, Asa Branca disse à revista Veja (leia aqui) que as festas das quais participava “eram de alegria para o público, mas de dor e sofrimento para os bichos“.

Asa Branca disse que todo sofrimento que vem passando por conta de sua saúde é uma espécie de castigo: “Estou pagando toda a dor que causei e incentivei os outros a causar nos bichos dos rodeios”.

As declarações incomodaram os profissionais do rodeio. Muitos deles se manifestaram bastante irritados com o ex-locutor, dizendo que ele está cuspindo no prato que comeu.

O estado de saúde de Asa, que é portador do vírus HIV, é grave. Um tumor na garganta e em pontos da boca voltou, e por conta de seu estado já debilitado, muito pelas sequelas da “doença do pombo”, a criptococose, os médicos optaram por não realizar quimioterapia, preferindo um tratamento paliativo.

___

-The Voice

O Michel Teló venceu de novo o The Voice Brasil. Foi a quinta vez consecutiva, na quinta participação dele no programa. Ou seja, desde que entrou, nunca perdeu.

Dessa vez, a voz vencedora foi a do cantor Tony Gordon, um músico de 53 anos com mais de 30 anos de carreira. Houve quem criticasse o fato de um profissional com tanta estrada competir no programa, mas o resultado mostra que o público estava mesmo ao lado artista.

Ele venceu com 36% dos votos, cerca de 6 milhões de votos de um total de 18.

Com a vitória, o Tony Gordon ganhou 500 mil reais, um carro zero e um contrato com a gravadora Universal Music.

Segundo o colunista do UOL Flávio Ricco, essa temporada do The Voice teve audiência maior que todas as anteriores. Mesmo após oito edições, o programa segue em alta, e claro, deve continuar na grade de programação da emissora no ano que vem.

___

-Festeja x Boteco

No próximo sábado, dia 12 de outubro, acontecem dois eventos em Brasilia ao mesmo tempo e praticamente no mesmo local.

O Festeja Brasil, que será gravado e exibido no fim de ano da Globo, e o Boteco do Gusttavo Lima, festival que o Gusttavo vem promovendo pelo Brasil, serão realizados no estádio Mané Garrincha.

O Festeja, dentro do estádio, o Boteco, do lado de fora do estádio. Dentro, Marilia Mendonça, Ze Neto e Cristiano e Maiara e Maraísa, entre outros. Fora, além do Gusttavo Lima, Simone e Simaria, Xand Avião e Gustavo Mioto.

Uma briga de forças entre grandes escritórios, claro, mas com um fim curioso: pelos menos segundo as informações que correm, os dois eventos estão com vendas muito altas.

___

- DVD JB&V

A dupla João Bosco e Vinicius anunciou a gravação do sexto DVD da carreira. Eles decidiram por registrar esse novo projeto em Goiânia, no dia 22 de outubro. Mais um DVD pra extensa lista de gravações desse mês de outubro.

O fato de gravar em Goiânia é bastante significativo, afinal, João Bosco e Vinícius são símbolos do sertanejos do Mato Grosso do Sul surgido em meados dos anos 2000.

___

-Lauana

Na tarde da ultima quarta-feira, no parque Hopi Hari, no interior de Sao Paulo, a cantora Lauana Prado gravou o segundo DVD da carreira, que vem com a expectativa de dar continuidade ao sucesso que a cantora teve com a música Cobaia.

Grande aposta feminina da gravadora Universal Music, Lauana convidou as duplas Bruno e Marrone, Matheus e Kauan e a banda Maneva para participarem do novo projeto.

A produção musical ficou novamente a cargo do Fernando Zor, da dupla Fernando e Sorocaba, que é uma espécie de padrinho musical da cantora.
___

-O que é, o que é?

Essa semana aconteceu um lançamento muito esperado: pela primeira vez Simone e Simaria e Marilia Mendonça gravaram juntas. A canção escolhida foi “O que é o que é“, lançada no último dia 1, terça-feira passada.

A dupla e a cantora já haviam cantado juntas na TV, numa edição do Altas Horas, mas tinham relativamente pouco contato, principalmente pelas agendas muito cheias.

O clipe reuniu uma série de influenciadores e também a cantora Lexa, que participa como atriz. A ideia do clipe é 100% bem humorada, ele foi gravado na primeira quinzena de agosto, em São Paulo.

Rapidinhas…


-Grammy Latino

Foram divulgados na última terça-feira, os indicados para o Grammy Latino 2019, premiação que acontece no mês de novembro nos EUA.

A categoria sertaneja segue com 5 concorrentes, e assim como no ano passado, quando a Solange Almeida foi indicada, um artista de origem no Forró está na disputa entre os sertanejos: dessa vez foi o Mano Walter.

Além do Mano, disputam como melhor álbum de música sertaneja o Luan Santana, com o projeto Live Móvel, a Marilia Mendonça, com o álbum Todos os Cantos, a Paula Fernandes, com o disco hora certa, e uma dupla pouco conhecida, Francis e Felipe, com um disco que leva o nome deles.

Há uma outra dupla disputando a categoria “Melhor álbum de música de raizes em língua portuguesa”: trata-se de Zé Mulato e Cassiano, um dos nomes mais importantes na preservação da música caipira, com o CD “Rei Caipira”.

___

-Bem Sertanejo Barretos

O Michel Teló volta no próximo domingo com seu quadro Bem Sertanejo, no Fantástico. Essa nova temporada é mensal e o primeiro episódio foi ao ar em agosto, contando a história do Festival Villa Mix ao lado das duplas Jorge e Mateus e Matheus e Kauan.

No último domingo aconteceria a exibição do novo episódio, mas por conta da cobertura do Rock in Rio, ele foi transferido pro domingo seguinte.

Nesse próximo programa, o Teló vai contar a história da Festa de Barretos, que esse ano realizou sua edição de número 64. Pra cantar com ele, foram convidados o cantor Gustavo Mioto, pra representar a nova geração, e dupla Matogrosso e Mathias. O Matogrosso, ao lado do Mathias original, de quem ele se separou em 2005, se apresentou em Barretos pela primeira vez em 1977.

Foi em Barretos, coincidentemente, que o próprio Michel Teló lançou sua carreira solo em 2009.

___

-DVD Marcos e Belutti

A dupla Marcos e Belutti anunciou na última semana a gravação de um novo DVD.

A dupla ainda não deu detalhes, mas algumas informações já estão disponíveis: o DVD vai acontecer em São Paulo, dia 15 de outubro, durante o período da tarde, a partir das 15h. O local é interessante: vai ser no Palácio dos Cedros, um espaço muito chique e tradicional da capital no qual são feitos casamentos e festas de formatura, gravação de novela, filmes, um negócio muito bonito mesmo.

O nome do DVD vai ser “Cumpra-se”, um termo de origem jurídica que o Belutti usa muito nos stories principalmente quando vai beber alguma coisa, é uma espécie de brinde, de celebração, e de tanto o o termo ser usado, ele vai dar nome ao novo projeto.

___

-Lauana Prado

A cantora Lauana Prado, a voz feminina que mais cresceu do último ano pra cá, anunciou a gravação do seu segundo DVD. Vai ser no dia 2 de outubro, quarta-feira.

Ele vai acontecer num local muito famoso no interior de São Paulo, o Hopi Hari, parque de diversões que fica na cidade de Vinhedo, menos de uma hora da capital.

O parque já recebeu alguns eventos, inclusive evento sertanejo, e agora vai ser cenário desse no projeto da Lauana chamado Livre.

Pra quem não liga ainda muito o nome a pessoa, a Lauana Prado teve três músicas bem trabalhadas já nas rádios: Você Humilha, Melhor saída, e claro, a mais famosa e que deu projeção a ela, a Cobaia.

___

-Enzo Rabello

O cantor Enzo Rabello, filho do Bruno, já não é mais só uma aposta dos pais.

Agora dentro do escritório Worldshow, que também cuida da carreira da dupla Bruno e Marrone, Enzo fez seu primeiro grande show da carreira na cidade de Serrinha, na Bahia, em setembro.

Com números muito expressivos na internet, o garoto de apenas 10 anos de idade está em sua primeira turnê e anunciou, para o dia 10 de novembro, um show que é também um grande desafio: ele vai se apresentar no Espaço das Américas, em SP, casa acostumada a receber grandes artistas.

Um local em que o Bruno e o Marrone já fizeram e fazem ainda grandes apresentações, agora vai receber uma nova geração.

___

- FeS + MeM

A dupla Fernando e Sorocaba lançou, na última semana, os primeiros vídeos do projeto “Isso é Churrasco”.

São as primeiras cinco canções do projeto, lançados sob o título de “EP isso é churrasco 1”.

Entre essas 5 novas do Fernando e Sorocaba, está a canção “Alô, Som” nova parceira deles com a Maiara e Maraisa. Eles já haviam gravado juntos no último dvd do fernando e sorocaba, e agora repetiram a dose.

Rapidinhas…


-Amigos

No último sábado (7) aconteceu o terceiro show da turnê “Amigos”, o primeiro em São Paulo.

Nesse show, realizado no Allianz Park, foi gravado o especial de fim de ano da Globo.

Os mais de 40 mil ingressos já haviam esgotado com duas semanas de antecedência.

Foi a grande prova de força do projeto. Apesar de a ideia do reencontro ser ótima, o fato de todos os cantores estarem em atividade normalmente poderia atrapalhar quando se pensa em lotar um estádio.

Não atrapalhou e foi um dia histórico.

___

-Luan

O Luan Santana fechou o mês de agosto com a música mais tocada nas rádios do país. “Quando a bad bater” foi a líder de execuções segundo a empresa Crowley, que faz esse acompanhamento junto às emissoras.

Ela foi lançada no final de junho, foi a primeira música de trabalho do novo projeto dele, “Viva”. A música saiu como uma espécie de prévia do que viria por aí no DVD, mas acabou tendo uma repercussão além do esperado.

A composição é dele, sozinho.

No último sábado (7), na cidade do Rio de Janeiro, ele estreou a nova turnê.

___

-Marília

Para quem é fã da Marília Mendonça, esse mês de setembro tem novidade sobre ela.

No próximo dia 13 ela lança um documentário do projeto “Todos os cantos”, série de gravações que ela vem fazendo desde o ano passado no Brasil inteiro.

Ela viaja de surpresa, chega na cidade e faz um show. Todas essas viagens tiveram os bastidores registrados e vão dar origem a esse documentário.

O projeto vai ser exclusivo da Globoplay, só assinando o aplicativo para assistir. O primeiro episódio também vai ser exibido na Globo, no dia 14, depois do Altas Horas.

___

Leo

O cantor Leo Chaves, que formava a dupla Victor e Leo e que agora está em carreira solo, anunciou um show para o dia 20 de dezembro no Credicard Hall, em São Paulo.

O local foi muito marcante na carreira da dupla. Tornou-se tradição para eles os shows no final de ano lá no Credicard. Eles são até hoje um dos poucos artistas que encaravam mais de uma noite de apresentações, e todas sempre lotadas.

O Leo topou o desafio de retornar, agora em carreira solo. Atualmente ele trabalha a música “Sol da seis”, gravada em parceria com a Ludmila.

___

-Mioto

Os cantores solo decidiram apostar no Nordeste em 2019.

Depois de Luan Santana, em maio, e Gusttavo Lima, em junho, agora é a vez de Gustavo Mioto gravar um DVD na região.

Vai ser no dia 3 de novembro, em Recife.

O interesse pelo Nordeste não é segredo para ninguém. Embora seja mais difícil entrar no mercado por conta da força do forró e dos artistas locais, fazer sucesso na região é quase abrir um mundo novo de possibilidades.

O Nordeste é a região com mais municípios no Brasil, quase 1800.

___

-BrDay

No domingo da semana passada, dia primeiro de setembro, aconteceu mais uma edição do tradicional Brazilian Day, em Nova York, que é um mega show realizado gratuitamente e que reúne números surpreendentes, geralmente mais de um milhão de pessoas.

Essa edição marcou uma parceria inédita do evento com um festival. Foi o “Brazilian Day by Villa Mix” day by Villa Mix. Quatro artistas que tocam sempre no festival se apresentaram: Jorge e Mateus, Simone e Simaria, Jefferson Moraes e Alok.

João Neto e Frederico + Henrique e Juliano


No dia 26 de agosto, as duplas Henrique e Juliano e João Neto e Frederico passaram por uma situação inusitada. Eles cantaram juntos durante uma audiência em Goiânia.

A notícia foi muito repercutida, o vídeo do encontro muito compartilhado, e eu esperei uns dias para explicar o que aconteceu, já que muita gente ficou sem entender.

Resumindo a história, João Neto e Frederico estavam no auge quando a Workshow contratou Henrique e Juliano.

A dupla mais famosa usou de seu destaque para promover a dupla que estava chegando (gravaram “Não tô valendo nada”, que virou um grande sucesso, por exemplo). Em troca dessa ajuda, JNeF ficariam com uma porcentagem de Henrique e Juliano, um modelo de negócio padrão adotado pelos principais escritórios sertanejos.

Já com Henrique e Juliano fazendo sucesso, houve um desentendimento dentro do escritório e João Neto e Frederico decidiram sair e seguir com administração própria.

Na hora dos acertos financeiros, havia um dinheiro referente àquela porcentagem de Henrique e Juliano que precisava ser paga ao JNeF.

Mas…

Onde estava o contrato? Não havia. Não tinha contrato designando a % combinada.

Resultado: o caso foi para a justiça em 2014 e um acordo foi selado no fim do mês passado.

Eu conversei com o Dr. Marcio Menegatti, advogado e proprietário da Província Marcas e Patentes, empresa responsável pela defesa do João Neto e Frederico. Perguntei como é que se  faz nesses casos quando não há contrato.

Ele me disse que nesse caso, o escritório dele ficou os últimos cinco anos levantando vídeos, matérias, depoimentos, provas de uma maneira geral para mostrar ao juiz que havia sido feito um trabalho de alavancamento de carreira e que o valor que os seus clientes estavam pedindo era justo.

Entrei em contato com a Workshow também, que enviou a seguinte mensagem: “Ficamos felizes com o desfecho positivo, porque no final de tudo venceu a paixão que todos nós temos pela a música e, acima de tudo prevaleceu o bom senso.”

Os valores não foram divulgados. O caso mostra, não só a quem trabalha com música, mas para quem mexe com qualquer tipo de negócio, a importância de se oficializar um acordo.

Rapidinhas…


-É mole?

Estão marcados para o dia 12 de outubro dois eventos grandes na cidade de Brasilia. O Festeja Brasil, que dá origem ao especial de fim de ano da Globo, e o Buteco do Gusttavo Lima.

Não é legal quando dois grandes eventos acontecem no mesmo dia na mesma cidade, pois ambos podem ser prejudicados, mas isso acaba acontecendo algumas vezes. Não é o ideal, não é muito comum, mas acontece.

Só que esse de Brasília tem algo a mais: o Festeja vai acontecer na parte de dentro, no gramado do Estádio Mané Garrincha. E o Buteco também vai acontecer no Mané Garrincha, mas no estacionamento do estádio.

Ou seja, os eventos vão acontecer praticamente no mesmo dia, na mesma cidade e no mesmo local. Pelo que se sabe dos bastidores, por enquanto, ninguém pensou em alterar nada. Ao que tudo indica, os dois vão mesmo acontecer.

___

-Barretos

Começa essa semana a tradicional Festa Peão de Barretos, a mais tradicional do país. Vai ser a edição de número 64.

A festa esse ano não terá uma atração internacional, como teve a Shania no ano passado, mas a programação traz diversas surpresas que provavelmente vão ter uma repercussão muito grande.

A principal novidade, sem dúvida, acontece no dia 23, segunda sexta-feira de festa, quando os “Amigos” se apresentam na Arena. Esse ano eles fazem cinco shows, sendo que um deles é justamente o de Barretos.

A Festa ainda traz uma experiência inusitada: o Gusttavo Lima, que hoje usa o título “Embaixador” por conta de ter sido embaixador do Barretão, vai fazer DOIS shows, um em casa sábado da festa.

Barretos acontece de 15 a 25 de agosto.

___

-Marília Mendonça

A Marilia Mendonça foi assunto essa semana por quase ter batido mais um recorde na carreira dela. Mais 3 dias e ela teria o posto de artista nacional que mais tempo ficou com uma música no topo das mais ouvidas do Spotify.

A canção “Todo mundo vai sofrer” ficou como a mais ouvida por 81 dias, mas “Tijolão”, do Jorge e Mateus, acabou estragando a brincadeira e tomando a liderança.

A musica nacional que mais tempo ficou na liderança do aplicativo é “Atrasadinha”, do Felipe Araújo com o Ferrugem, foram 84 dias. A diferença é que os dois artistas, claro, têm duas bases de fãs, e a Marília tem a base dela sozinha, por isso seria um feito interessante.

___

-Globoplay

A Som Livre e o aplicativo Globoplay selaram um acordo que vai criar uma nova possibilidade de se consumir vídeos de música na internet.

A partir do próximo dia 23, quando o aplicativo lançará o DVD “Viva”, de Luan Santana, com exclusividade, a gravadora passará a disponibilizar alguns de seus conteúdos na Globoplay.

Como são duas empresas do mesmo grupo, Globo, a aproximação naturalmente foi mais fácil.

A Globoplay, até o momento, só exibe programas da própria globo e produções próprias. Com a entrada desses conteúdos de artistas da mísica, abre-se uma nova frente dentro do aplicativo.

___

-Luan Santana

Muito se especulou que o Luan Santa, depois de não ter sido indicado às principais categorias do Prêmio Multishow, poderia dar um tempo na sua relação com o canal, já que eles sempre foram muito próximos, o Luan chegou ate a apresentar um programa por lá.

Mas essa estranheza na qual muita gente apostou não vingou não. Essa semana agora que passou, o Multishow promoveu o encontro do cantor com alguns influencers para discutir o novo DVD dele, “Viva”, que vai ser lançado no final do mês. Foi um bate papo descontraído para fazer uma espécie de esquenta para o  lançamento do projeto.

Falando no projeto, foi decidido que a música “Quando a bad bater”, que atualmente é a de trabalho, vai continuar nas rádios ate o final do ano. Só no início do ano que vem é que a canção “Agua com açúcar”, a grande aposta desse DVD, vai receber um trabalho mais direcionado.

 ___

Como foi a primeira noite da turnê “Amigos”


O “Amigos” sempre foi aquela ideia que a gente torcia para ser retomada, mas que sempre mostrou inúmeros motivos que jogavam água nos sonhos dos fãs.

Todos os artistas se mantiveram na mídia, tocaram bem a carreira, viraram referências e foram bem sucedidos também em suas vidas particulares.

De tão grandes que se tornaram ao longo dos anos, fazer com que Zezé, Luciano, Leonardo, Chitãozinho e Xororó parassem por um tempo para pensar um projeto em conjunto era algo muito improvável.

São três equipes grandes, experientes, muito ensaiadas e compromissadas que teriam que aprender a ceder para conseguir viver harmoniosamente em uma turnê de reunião.

Após anos de conversa, a turnê “Amigos”, envolvendo os escritórios dos artistas, a Som Livre e a Peeb (produtora), foi confirmada e sábado (20), em Belo Horizonte, a estreia mostrou que qualquer esforço valeu a pena.

amg3

A estrutura do show é imensa, moderna e faz um ótimo contraste com a nostalgia. Ainda que haja momentos mais tocantes como a homenagem ao Leandro com a música “Mano”, não é necessário nenhum esforço para que o público se emocione. O reencontro, os abraços e os trejeitos mantidos já emocionam durante todo o tempo.

Como todos sabemos que não se trata de uma turnê caça-níquel (não teria problema também se fosse), eles estão ali simplesmente por estarem a fim. A emoção de quem está assistindo é dividida com quem está em cima do palco. Falei com o Zezé depois do show e ele me disse: “lembrei do ‘Amigos’ original o tempo todo”.

Aliás, corta para 2012. Eu estava acompanhando Zezé e Luciano em uma viagem e em um dos eventos estava o Leonardo. Com o Zezé, fui até o camarim do Leo. Depois de um papo rápido entre eles, o Zezé comentou: “gosto demais desse cara, pena que a gente não se vê tanto”.

O respeito entre eles foi fundamental para que esse projeto se erguesse.

BELO HORIZONTE

O show durou pouco menos de três horas, sem pausas e sem problemas de continuidade, mesmo com a ausência de ensaios de palco (encaixar as agendas é um desafio). Dirigido pelo LP Simonetti, diretor da Globo, e por Fabio Lopes, da Hit, acostumado a trabalhar com sertanejos, fica clara a intenção do espetáculo de parecer algo novo, atual, e não um projeto antigo requentado.

amg1

O repertório lembra bastante, claro, as edições originais, mas ganharam reforços com sucessos pós-anos 2000, como “Sinônimos”, “Flores em vida” e “A Ferro e Fogo”. Como curiosidade, “No dia em que saí de casa”, que entrou no repertório e é cantado pelos cinco juntos no palco, nunca havia feito parte do “Amigos”, mesmo sendo uma música de 1995. É que a consagração dela viria mesmo só dez anos depois com o filme “2 filhos de Francisco”.

Ao final do texto está o repertório da primeira apresentação para quem quiser conferir. A escolha de músicas é igual escalação de time de futebol, eu também tiraria uma ou outra e colocaria alguma preferida minha, mas as opções disponíveis, como a gente sabe, são infinitas.

amg2
As referências ao projeto original estiveram bem presentes, sem exageros, mas sem dúvida faltou os artistas vestirem as camisetas ou jaquetas com as letras que formam a palavra “AMIGOS”, talvez a maior marca do projeto.

No repertório, essas referências estiveram presentes na música de abertura, “Disparada”, e na de encerramento, “Canção da amizade”, mas entre quase 40 faixas, acho que caberia ali uma “Força estranha”, “Vamos dar as mãos e cantar”, “Andança” ou “Marcas do que se foi “, grandes hinos do programa e que fariam todos viajarem imediatamente no tempo.

O “Amigos” foi o acontecimento de mídia mais importante que assistimos até hoje na músicas sertaneja. A ideia surgiu com o intuito de reforçar a ascensão das duplas nos anos 1990, que já incomodava gente importante e disposta e brecar esse avanço. Duas décadas depois, o gênero é dominante no país e boa parte desse sucesso se deve a atuação dessa turma no passado.

Por mais que já esteja confirmado o especial para o fim do ano da Globo, quem gosta de sertanejo precisa fazer um esforço e assistir ao show pessoalmente. Esse ano ainda há quatro datas (Barretos, SP, Porto Alegre e RJ) e no ano que vem haverá mais algumas.

Não sei o que é mais legal. Se é a alegria que a gente tem ao assistir e lembrar daquela época ou a emoção de ver aqueles caras se divertindo juntos 20 anos depois. Se é ver o Chitão não conseguir cantar emocionado ou o Luciano pulando como se tivesse voltado aos seus vinte e poucos anos.

stlist

 

 

A turnê “Amigos” vai começar


A turnê “Amigos” estreia no próximo sábado, dia 20, na Esplanada do Mineirão, em Belo Horizonte.

É o primeiro de cinco shows que eles realizarão nesse ano de 2019 (ano que vem tem mais).

A reunião é o sonho de muita gente que teve a chance de acompanhar o projeto nos anos 1990 e de assistir como o “Amigos” consagrou a música sertaneja como a mais forte do país.

15569334235ccceb2ff3399_1556933423_5x2_rt

Nas últimas semanas a turma recebeu a imprensa para mostrar um trecho do ensaio e gravou “Altas Horas” e “Faustão”, que ainda vão ar.

As surpresas estão sendo em boa parte guardadas, mas já se sabe que o show terá duração de três horas. As trocas de parceiros, a principal característica  projeto original, estão confirmadas.

O repertório completo não foi divulgado, mas conseguimos aqui com exclusividade algumas canções confirmadas para o setlist.

-Estrada da vida
-Fio de cabelo
-Saudade da minha terra
-Sinônimos
-Evidências
-Não aprendi dizer adeus
-Pense em mim
-Flores em vida
-Festa de rodeio

Fato interessante no show de Belo Horizonte: os cantores subirão ao palco às 20h da noite.

Rapidinhas…


-Gusttavo Lima

O cantor Gusttavo Lima vai gravar, no próximo sábado, um novo DVD. No dia 20 de julho, em Crato, no Ceará, ele vai registrar o novo projeto que vem pra substituir um grande sucesso, que é o DVD gravado em Barretos no ano passado.

O Gusttavo lançou recentemente duas músicas nas plataformas digitais e a ideia é que essas canções façam parte do repertório.

A ExpoCrato, evento escolhido pelo Gusttavo pra gravar esse novo projeto, é conhecida por ser uma das maiores feiras agropecuárias do Nordeste. A cidade de Crato fica a 500km da capital Fortaleza.

___

-Felipe Araújo

O cantor Felipe Araújo protagonizou uma cena pra lá de inusitada na última quinta-feira (11) em Goiânia.

Ele parou o carro no meio de uma rua movimentada da cidade e simplesmente dormiu. Isso às 8 horas da manhã.

Essa versão é relatada por quem viu a situação. Segundo o Felipe, ele não dormiu, mas sim se sentiu mal enquanto dirigia. Ele estava, de acordo o depoimento, indo comprar pamonha.

A policia, claro, foi chamada pra atender a ocorrência. Essa suposta dormida por si só nao vai ter desdobramentos mais graves. O que deve trazer alguma dor de cabeça é que ele não tem carteira de habilitação, além de o carro também estar com documentacao irregular.

A delegada do caso, Adriana Fernandes, disse que o cantor não apresentava qualquer sinal de embriaguez.

Felipe, que comemorou seu aniversário com uma grande festa dois dias antes, na terça-feira, em Goiânia, acabou levando o caso no bom humor.
___

-The Voice

Na semana passada, no Rio de Janeiro, teve inicio a gravação de mais uma temporada do The Voice. O programa traz uma mudança importante esse ano: Carlinhos Brown, que era da formação original, vai ficar apenas no The Voice Kids, e para o  lugar dele foi convidada a cantora Iza, que já tem sido destaque na Globo há algum tempo, além de apresentar o programa Música Boa no Multishow.

O representante sertanejo segue sendo o Michel Teló, que participa pela quinta vez do programa. Ele venceu todas as outras quatro edições que participou.

___

-Fernando e Sorocaba

A dupla Fernando e Sorocaba anunciou a gravação de um novo DVD no dia 11 de agosto na cidade de Indaiatuba, no interior de São Paulo.

O nome desse novo projeto é “Isso é churrasco”. A dupla vai realizar uma grande churrascada e registrar o novo DVD.

Os eventos de churrasco cresceram muito no Brasil nos últimos anos e desde o ano passado os sertanejos se aproximaram bastante desse mundo. O Sorocaba, só pra citar um exemplo, é sócio de um das principais festas do gênero, o Mr. Moo, muito forte no interior de São Paulo.

O projeto de Fernando e Sorocaba será gravado durante a Faici, feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Indaiatuba.

No “Só Toca Top”


Acompanhei, na última semana, os bastidores da gravação do programa “Só Toca Top”, que agora conta com Maiara e Maraísa como apresentadoras.

Uma parte da cobertura saiu no sábado passado e a outra parte sai no próximo sábado.

Conversei com os artistas convidados pela atração e mostrei um pouco de como funciona a gravação do programa.

Para assistir, basta clicar na imagem abaixo.


pstt