DESTAQUES

Mercado preocupado


O mercado de música segue bastante preocupado com o desenrolar do novo Corona Vírus no país.

Com declarações de profissionais do governo de que a situação pode ser normalizada lá por agosto ou setembro, alguns profissionais já estão dando o ano como perdido.

Mesmo que o Brasil consiga escapar dos piores cenários, como os da Itália, Espanha e EUA, mesmo com os shows sendo liberados daqui alguns meses, duas perguntas são automáticas:

-o público vai ter dinheiro para ir a shows?

-as pessoas terão coragem de ir a eventos com grandes aglomerações?

Ficar fazendo exercícios de futurologia não nos ajuda muito, mas já vale a pena gastar um tempo tentando imaginar se o mercado de shows como a gente conhece vai voltar um dia a ser exatamente como era.

Setor de eventos se prepara para cancelamentos e prejuízo


A disseminação do novo Corona Vírus ainda está em seu início no Brasil, se comparado a outros países, mas mesmo esse estágio inicial já fez o mercado de eventos perceber que os próximos meses serão difíceis.

A questão da saúde sempre será a mais importante, mas diversos setores estão se movimentando para tentar amenizar o inevitável prejuízo financeiro que virá.

Os cancelamentos/adiamentos de shows começaram esse fim de semana. Gusttavo Lima, Maiara e Maraísa, Marília Mendonça, Jorge e Mateus… praticamente todos os artistas grandes já anunciaram mudanças.

Diversas outras datas, ainda não anunciadas, mas já negociadas entre escritórios artísticos e eventos, também estão sendo canceladas.

Com o aumento de restrições a cada dia que passa, há boas chances de que, em dado momento, eventos sejam proibidos em todo o Brasil.

A gripe suína, a H1N1, deu um grande baque no mundo dos shows em 2009, mas o que se espera para os próximos meses é algo sem precedentes.

No último sábado, a ABRAPE (Associação Brasileira dos Promotores de Eventos) emitiu uma nota demonstrando preocupação com o setor. A associação, já calculando as futuras dificuldades financeiras, defende que o governo tome medidas que ajudem os produtores a amenizar o prejuízo.

A cobrança de atitudes por parte do governo vem na esteira de uma possível ajuda federal que as companhias aéreas receberão. No entanto, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, parece bem contrário a uma ajuda governamental.

Voltando ao texto da ABRAPE, houve quem criticasse certo tom “egoísta” na nota, mas enfim, é cada um tentando defender o seu lado.

A nota pode ser lida abaixo.

abrapenotas

“Festivals” estreia em São Paulo


Um novo festival vai estrear na cidade de São Paulo. O nome dele é “Festivals” e a intenção é de misturar os estilos, com espaço, claro, para o sertanejo.

Os destaques do gênero nessa edição de estreia serão Jorge e Mateus e Gustavo Mioto, nomes já acostumados a grandes eventos na capital.

O festival vai acontecer no dia 26 de abril na Arena Anhembi.

Abaixo, vou colocar a nota oficial do evento para quem quiser saber mais detalhes.

festivalssp

___

A cidade de São Paulo vai parar no mês de abril e o motivo é um só: vem aí o Festivals. O megaevento faz sua estreia na capital paulista no dia 26 de abril, promete 10 horas de muita música e vem com um lineup de tirar o fôlego, a saber: Jorge e Mateus, Claudia Leitte, Kevinho, Lexa, Gustavo Mioto e Dj Barbara Labres. Você tem dúvida que vai ser um sucesso?

Numa mistura de gêneros que circulam desde o sertanejo, até o funk, axé e pop, o Festivals apresenta uma estrutura grandiosa de palco, além de uma passarela para os artistas interagirem com o público, que será um dos destaques do festival.

Outro ponto que vale ressaltar deste festival é que ele irá resgatar a parceria de grandes eventos com algumas atléticas de faculdade, como já aconteceu alguns anos atrás. O Festivals será divulgado também entre as universidades e os alunos poderão adquirir o ingresso do evento na própria instituição de ensino. Festivals acontecerá na arena Anhembi, dia 26 de Abril, das 14 horas às 23:30, e a expectativa de público chega na marca de 30 mil pessoas.

Os ingressos do Festivals estarão disponíveis para compra a partir de 10 de março, e poderão ser adquiridos online pelo site da Ingresso Rápido (www.ingressorapido.com.br) e em mais de 40 atléticas universitárias espalhadas pela capital paulista. Os setores disponíveis para compra são Frontstage, Pista Premium, Vip Open Bar e Pista, e os ingressos variam de R$50,00 a R$200,00 no lote inicial.

10 anos de Festival: Villa Mix de Goiânia negocia show “Amigos”


O Villa Mix de Goiânia comemora seu décimo aniversário em 2020 e promete um mega evento, mas ainda sem divulgar mais detalhes.

A principal conversa de bastidores é que o Festival deve anunciar em breve o show “Amigos” para a edição desse ano. Essa turnê de 20 anos dos “Amigos” não passou pela cidade ainda.

Ou seja, se a parceria se concretizar, serão duas marcas imensas reunidas em uma noite em Goiânia.

Oficialmente, o que está confirmado é que o evento acontecerá nos dias 27 e 28 de junho.

Bloco “Bem Sertanejo”


O carnaval foi repleto de grandes shows e festas, mas vale o registro para o bloco “Bem Sertanejo”, que arrastou mais de 1 milhão de pessoas na cidade de São Paulo no último domingo, dia 23.

Foi o segundo ano consecutivo que Michel Teló levou seu bloco pra rua. Misturando uma série de estilos musicais, o foco, claro, foi música sertaneja com espaço para clássicos caipiras, como já acontece normalmente nos shows dele.

O grupo “Tradição” marcou época subindo em trios na década de 2000, e Teló mostrou que não perdeu a prática até hoje.

Dentre os sertanejos, foi o artista que mais chamou atenção nesse carnaval de 2020.

Quer saber como foi o bloco? Clique aqui.

Gusttavo Lima participa de DVD de 25 anos do Calcinha Preta


Hoje (5), em Aracaju-SE, acontece a gravação do DVD comemorativo de 25 anos da banda Calcinha Preta.

Com uma série de convidados de peso, a música sertaneja vai estar representada pelo Gusttavo Lima, que vai relembrar com o grupo a canção “Um degrau na escada”.

Sucesso de Chico Rey e Paraná, a música já havia sido regravada pelo Calcinha Preta em 2006.

Abaixo, segue o texto com as informações completas do projeto.

___

Gusttavo Lima lidera a lista de convidados especiais para a gravação do DVD comemorativo dos 25 anos de carreira da banda Calcinha Preta. Eles vão cantar juntos Um degrau na escada (Zé Henrique, Sérgio Knust, Marcelo Faria e Carlos Colla, 2004). Sucesso da dupla Chico Rey & Paraná, a música foi regravada pela Calcinha Preta em 2006. O sertanejo também vai cantar outro hit do grupo forrozeiro, que será surpresa para o público.

O DVD, que será registrado no Miami Hall, em Aracaju (SE), onde a banda foi lançado nos anos 1990, também contará com as participações de Wesley Safadão, Marcia Fellipe, Edu & Maraial, MC Jottapê e o cantor Raí, líder da Saia Rodada. Vale lembrar que Wesley e Marcia foram vocalistas da Garota Safada, banda que dividia o line up de festas de São João pelo Brasil afora.

A apresentação será do humorista e digital influencer Carlinhos Maia. São mais de 400 toneladas de esquipamentos, 400 m2 de placas de LED, 500 aparelhos de alumínio, 350 m2 de área útil de palco e nada menos que 200 profissionais envolvidos.

Pioneira da geração que mostrou o forró eletrônico para o resto do Brasil e única do gênero a ser convidada para cantar com o rei Roberto Carlos em seu especial de final de ano, a banda Calcinha Preta estourou nacionalmente em 2009, quando a música Você Não Vale Nada foi tema da personagem Norminha, vivida por Dira Paes em Caminho das Índias.

Em 2015, eles gravaram especialmente para a trilha da novela A Regra do Jogo a música A Dona do Barraco, tema de Adisabeba, personagem de Susana Vieira. As duas faixas, claro, também estão no setlist do DVD, que tem lançamento previsto para abril.

Os quatro vocalistas da Calcinha Preta são Daniel Diau, Silvania Aquino, Paulinha Abelha e Bell Oliver, ou seja, a formação original. As comemorações pelos 25 anos de estrada da banda começaram em setembro, com a disponibilidade de mais de 600 músicas de seu repertório nas plataformas digitais.

“Fábrica de Talentos” no “Encontro”


Na semana passada, teve início uma série chamada “Fábrica de Talentos”, no “Encontro”, programa da Fátima Bernardes.

As três primeiras reportagens da série são sobre música sertaneja e eu tive a oportunidade de comandar as entrevistas e ajudar a explicar como um artista desconhecido, cheio de sonhos e dificuldades, chega ao sucesso.

Amanhã, quarta-feira (5), vai ao ar a segunda reportagem.

Para quem não viu a primeira, basta clicar na imagem abaixo.

gplayfdt

#BBB20 Sertanejo


Na última terça-feira, 21, teve início o Big Brother Brasil de edição número 20.

Entre os participantes, há duas cantoras sertanejas.

A primeira se chama Frayslane, é da Paraíba e forma a dupla Lane e Mara. Há diversos vídeos delas no YouTube e eu cheguei a postar no ano passado, no Instagram, uma canção na qual elas apostavam: “Raiva de amar você”.

Lane entrou na turma da “Pipoca” do programa, de participantes escolhidos pelas vias normais, pessoas comuns que se inscreveram e foram escolhidas pela produção.

A outra cantora, convidada pelo BBB (faz parte do grupo “Camarote”), é a Gabi Martins, mineira que já apareceu aqui no blog. Forte com seus vídeos de covers nas redes sociais, gravou um DVD em 2018 com o Pepato e teve uma música bem trabalhada: “Neném”.

Maiara e Maraísa


Sobre o caso envolvendo a dupla Maiara e Maraísa e um texto da Folha de S.Paulo, que trouxe uma caricatura das meninas com a suástica nazista desenhada no braço da Maiara, preferi não postar nada aqui ou em qualquer rede social.

Como tocar no assunto só alimenta discussões desnecessárias e joga holofotes na questão, prefiro deixar anotado e usar no futuro.

Só mais um ataque gratuito e preconceituoso, como nos acostumamos a ver durante toda a história do sertanejo.

Rapidinhas…


-Entre os 100

Foi divulgado um ranking dos 100 artistas mais tocados nas rádios em 2019. O levantamento é da Crowley.

E o que tem chamado a atenção é que há dois nomes ali, curiosamente, que não estão mais em atividade e mesmo assim seguem sendo muito tocados.

Um dos nomes é a dupla Victor e Leo, que pausou as atividades em 2018.

O outro nome, mais surpreeendente ainda, é o Cristiano Araujo, que faleceu em junho de 2015 e figura também entre os 100 artistas mais tocados do ano passado.

Há dois pontos que ajudam a entender a questão: ambos emplacaram muitas músicas boas e tinham estilos bem marcantes, ou seja, por mais que não haja novidades desses artistas, as pessoas continuam gostando de ouvi-los.

___

-Luan Santana

O cantor Luan Santana vai apostar em uma música para o carnaval de 2020. Na realidade, ele vai regravar uma canção que já está no último DVD dele, mas em um ritmo um pouco diferente e com as participações do Léo Santana e do Olodum.

A canção escolhida é “Sofrendo feito um louco”, que foi umas das músicas que teve mais destaque espontâneo quando foi lançada, teve uma boa aprovação dos fãs logo de cara.

Um clipe com todos os envolvidos vai ser gravado no próximo dia 18, em um evento na cidade de João Pessoa, na Paraíba.

___

-Matheus e Kauan

A dupla Matheus e Kauan gravou, na última quinta-feira (9), um novo DVD, comemorando 10 anos de carreira.

Assim como eles já haviam feito outras duas vezes, esse projeto também foi gravado em uma praia. O nome do DVD, inclusive, vai ser “Dez anos na praia”.

O cenário escolhido dessa vez foi a Praia do Paiva, que fica em Cabo de Santo Agostinho, município colado em Recife.

Esse é o sétimo DVD da carreira dos irmãos, que no ano passado, segundo o Youtube, tiveram o clipe mais visto do Brasil com “Vou te que superar”, em parceria com a Marília Mendonça.

___

-Michel Teló

O cantor Michel Teló gravou, na última terça-feira (7), a segunda etapa do seu projeto “Churrasco do Teló”, um EP que  teve sua primeira edição gravada no ano passado em São Paulo.

A gravação da semana passada aconteceu em uma propriedade muito bonita à beira de um rio na cidade de Piedade, que fica perto de São Paulo capital.

Essa etapa do “Churrasco do Teló” é o principal projeto do cantor para esse início de ano. Ele entra de férias nessa semana e volta para tocar no carnaval. Daí em diante, começa a divulgação das músicas novas.

___

-Marília Mendonça

A Marília Mendonça segue em sua licença maternidade cuidando do seu primeiro filho, o Léo, que nasceu no dia 16 de dezembro, mas nem por isso a carreira dela está parada.

Na última sexta-feira (10), ela lançou sua primeira música do ano, chamada “Graveto”.

Essa canção foi gravada na cidade de Belo Horizonte, em outubro, em mais uma etapa do projeto “Todos os Cantos”.