Na quinta-feira da semana passada, dia 16, aconteceu a gravação do novo CD do Daniel, que ainda não teve título definido.
Na realidade, foi tudo registrado em vídeo e esse material deve virar um DVD, mas estão aposentando o termo “DVD”, já que a mídia física tem perdido muito espaço (principalmente para serviços online).
Pela primeira vez na carreira, Daniel gravou um ao vivo dentro de um estúdio. Ele se reuniu com os músicos, tocou as canções como se fosse um show e assim ficou gravado.
São dez canções inéditas. É o primeiro disco de inéditas que o Daniel grava em cinco anos. O lançamento será da Universal Music.
A principal questão dos fãs (me incluo nessa) sobre o novo trabalho era: o CD está mais sertanejo ou mais MPB?
Fiz a pergunta diretamente a ele, que respondeu: “está no estilo Daniel”.
O disco novo está, sim, mais romântico. Está, sim, menos MPB. Diria que está bem o perfil do Daniel da carreira solo, com foco nas românticas que destacam sua interpretação, mescladas com algumas mais animadas, também sempre presentes em seu repertório.
É a primeira vez que ele é produzido pelo Dudu Borges. A busca pelo novo produtor é uma demonstração da intenção de fazer algo novo, apresentar algo diferente do que ele vinha fazendo.
Ouvi as canções apenas uma vez, numa tacada só, mas tive uma grande impressão de que o novo projeto é o que a gente, que ouve o Daniel a vida toda, esperava.
Deixo registrado aqui duas faixas: “Discurso ensaiado”, que tem Luan Santana como um dos compositores, e que traz Daniel sob arranjos bem mais atuais, uma ótima aposta para quem costuma aceitar bem novas roupagens (embora seja uma das mais sertanejas do disco), e “Inevitavelmente”, uma daquelas romanticonas tradicionais de nível lá no alto, perfil clássico para as rádios.
Definitivamente, não é um CD gravado pra ser mais um, pra encher discografia de artista ou atender a pedido de gravadora. É um produto com intenção clara de recolocar Daniel como um dos nossos maiores intérpretes, já que nos últimos anos sua imagem ficou mais em evidência do que sua canção, por conta de suas participações em novela, filme e no The Voice.
Ter escolhido apenas 10 canções também é um sinal de foco, pois nenhuma delas escapa do padrão do CD, não tem música perdida por ali. Após cinco anos de projetos especiais e regravações, Daniel volta com um CD que há muito se esperava dele.
A primeira canção do novo projeto (ainda a definir) sai até o final de julho.
Conversei com o Daniel durante a gravação. O vídeo pode ser conferido abaixo. Caso o vídeo não esteja aparecendo pra você aqui no blog, é só clicar aqui.