No fim de semana, aconteceu a gravação do que deve ser o DVD mais interessante de 2016.
Rodando o país de forma mais intensa desde o ano passado, o projeto reunindo Chitãozinho e Xororó e Bruno e Marrone tem tido a boa repercussão esperada, tendo em vista que se trata da união de duas marcas gigantes da música sertaneja.
A gravação aconteceu na sexta, sábado e domingo (1, 2 e 3). Eu não estive presente por estar viajando, mas assisti a pelo menos meia dúzia de apresentações do projeto que recebeu o nome de “Clássico”.
É muito chato comparar, mas já que a todo tempo comparam ao “Cabaré”, vale explicar que são coisas muito diferentes: “Cabaré” reúne dois artistas de um mesmo escritório e era pra ser um projeto paralelo, mas que acabou se tornando principal devido ao sucesso. Só que um dos integrantes, o Leonardo, já vinha em marcha lenta há alguns anos (lembra que ele declarou algumas vezes que pretendia parar de cantar?).
No caso do “Clássico”, trata-se de duas duplas em atividade normal, com shows em todos os fins de semana, que vão selecionar algumas datas específicas para se apresentar sob o novo projeto.
Além do mais, o “Cabaré” é um show temático que reúne dois cantores o tempo todo no palco cantando músicas de outros artistas. O “Clássico” é como se fosse um grande especial de televisão com dois nomes que se revezam no palco com repertório próprio e se encontram em algumas determinadas músicas.
A direção ficou por conta do Raoni Carneiro, diretor da Globo, e a parte musical ficou com Dudu Borges. A escolha por um diretor da TV nos remete ao “Amigos”, que tinha a assinatura do também global Aloysio Legey. Ainda que digam que a escolha desprestigia um mercado rico de diretores que trabalham basicamente entre os sertanejos, uma batuta de fora pode ajudar a sair de um padrão que do qual DVD’s sertanejos aparentemente não conseguem se despreender.
Sob a escolha de Dudu Borges em vez de um produtor “clássico” como prevê o projeto, já comentei mais uma vez por aqui: a revitalização que ele promoveu na carreira de Bruno e Marrone o credencia para o trabalho com qualquer medalhão ou projeto especial como esse.
Agora vamos ao que importa e que dá sempre discussão: as músicas.
O repertório do DVD, com três “”inéditas, pode ser conferido no final do texto. Ele é bem mais acertado do que vinha sendo apresentado na estrada, mas sempre vai gerar discussão.
Além de mega-sucessos e das inéditas, o DVD traz uma ou outra canção mais recente que poderia dar espaço para outras mais consagradas ou raras, mas aí é uma questão de gosto.
Vale muito o registro da regravação, após quinze anos, de “Vida Vazia”, e da lembrança pela acima-da-média “Homem do meu tempo”, ambas de Bruno e Marrone.
E, finalmente, para a história, teremos registrado a interpretação mais emocionante já feita ao vivo por um cantor sertanejo até hoje: Xororó cantando “Ah se Deus me ouvisse”.
Quem não viu a versão atual que a dupla vem apresentando nos shows, não faz a mínima ideia ideia do que está perdendo.
*As fotos são do Léo Franco.
___
01 – ABERTURA / PÁGINA DE AMIGOS (JUNTOS) – COM BANDA Ch&X
SAEM CH&X E SEGUEM B&M
02 – INEVITÁVEL
03 – CHORAM AS ROSAS
SAEM B&M E VOLTAM CH&X
04 – DEIXEI DE SER COWBOY POR ELA
05 – ALÔ
06 – SUPER HERÓI (JUNTOS)
SAEM CH&X E FICAM B&M
07 – VIDRO FUMÊ
08 – DEIXA
SAEM B&M E VOLTAM CH&X
09 – SINÔNIMOS
10 – SE DEUS ME OUVISSE
11 – VOCÊ ME TROCOU (JUNTOS)
SAEM CH&X E FICAM B&M
12 – VIDA VAZIA
13 – AMOR NÃO VAI FALTAR
14 – HOMEM DO MEU TEMPO
VOLTAM CH&X E CANTAM JUNTOS
15 – MEDLEY DAS RANCHEIRAS (PG DOBRADO/AMOR A 3/F. UM ANO/ESTR. DA VIDA) (JUNTOS)
16 – 60 DIAS APAIXONADO
17 – VÁ PRO INFERNO COM O SEU AMOR / GALOPEIRA
SAEM CH&X E SEGUEM B&M
18 – POR UM MINUTO
19 – JOGA FORA
FICAM B&M, VOLTAM CH&X
20 – PALAVRAS SÃO PALAVRAS (JUNTOS)
21 – FIO DE CABELO
22 – EVIDÊNCIAS
VOLTAM B&M
23 – DORMI NA PRACA (JUNTOS)
24 – BOATE AZUL / AINDA ONTEM CHOREI DE SAUDADE
25 – AGORA
SAEM CH&X E SEGUEM B&M
26 – ISSO CÊ NUM CONTA
AGRADECIMENTOS CH&X E B&M
27 – NASCEMOS PARA CANTAR (JUNTOS)
28 – FINAL – FORÇA ESTRANHA – COM BANDA B&M, ARTISTAS SE DESPEDINDO DO PÚBLICO