Bruno e Marrone tiveram as músicas mais tocadas das rádios nos anos de 2001 (Dormi na Praça), 2003 (Ligação Urbana) e 2006 (Por te amar demais), período em que a dupla dominou o mercado sertanejo, com shows lotados em todos os cantos do Brasil.
Eis que ontem saiu um levantamento da Crowley mostrando que a música mais tocada do ano, no ranking sertanejo e no geral, foi “Vidro Fumê”, de Bruno e Marrone.
Na era do fim do romantismo, da música de balada, da ascensão do funk, do sertanejo moderno, pop e mais um tanto de papo furado que se ouve por aí, a música mais tocada nas rádios é mais a brega-sertaneja-de corno da carreira de uma dupla que estourou há 12 anos.
Bruno e Marrone tiveram momentos musicais complicados de 2008 a 2011, com discos discutíveis, em um momento em que era preciso se encontrar em meio a mudanças bruscas na música sertaneja.
O trem voltou aos trilhos em 2011/12, após a união dos cantores com o produtor Dudu Borges, que enquanto via sua inclinação pop dar certo com Jorge e Mateus, tinha a responsabilidade de fazer Bruno e Marrone ser somente Bruno e Marrone.
Eles não viraram cópias deles mesmos de décadas atrás, como muitos sonhavam (eu, inclusive), mas voltaram a ser respeitados e a mostrar uma superioridade que indiscutivelmente eles possuem.
É de se admirar (e comemorar) que a dupla viva de sucesso atual, mesmo podendo, se quisesse, viver dos sucessos passados.
Em um ano em que tanta porcaria surgiu na música sertaneja (a maioria não deu em nada, ainda bem), o ano fecha com uma das melhores notícias.
Quem acompanha a lista semanal publicada aqui no blog, deve se lembrar que “Vidro Fumê” ficou sete meses consecutivos entre as 10 mais.
___
Abaixo, as duas listas: geral e sertaneja. Lembrando que, como o ano ainda não acabou, talvez aconteça alguma mudança. A música “Na linha do tempo”, de Victor e Leo, que ainda está sendo trabalhada, deve ganhar ao menos duas posições até o final do ano.
Pra visualizar as listas em tamanho maior, basta clicar sobre elas.