Foi publicada no jornal “O Dia”, ontem, uma matéria dizendo que artistas sertanejos pagam até R$7,5mil por 1 milhão de exibições falsas no YouTube, com o intuito de bombar o vídeo e sair dizendo por aí que a música está “estourada”.
Segundo o jornal, um rapaz chamado “Magalhães” confidenciou ao jornalista Leo Dias, que se passou por um produtor, que já havia feito trabalhos pra Luan Santana, Gusttavo Lima, Munhoz e Mariano, entre vários outros.
O assunto “manipulação de números” no meio sertanejo não é tabu. Seja Youtube, Facebook, Twitter ou qualquer outra rede social, sempre há a conversa de “bombar” o artista mesmo que os números não sejam reais. Basta uma busca qualquer no Google que é fácil também achar quem proponha venda de visualizações ou aumento de números em redes sociais.
A grande questão da notícia publicada é que os artistas mais renomados são mais cuidadosos com o assunto, justamente pelo fato de saber que se estoura uma notícia como essa que estourou, fica feio pra eles. É do conhecimento geral que há pessoas que trabalham com o intuito de burlar o sistema, mas o que se sabe é que os nomes mais conhecidos não são adeptos desse tipo de “promoção” justamente pelo que já foi explicado. Ainda há o fato de que os escritórios profissionalizaram seus setores digitais, o que deixou práticas do tipo mais distantes.
Conversei hoje com o Marquinho da Audiomix (empresário de Gusttavo Lima, Jorge e Mateus e outros vários nomes), que nunca dá entrevistas, e ele fez um rápido comentário sobre o assunto, não dando muita importância pra repercussão gerada.
“Eu não gosto de falar, não gosto de aparecer, você sabe, mas sobre esse assunto, quem é mais esperto, mais entendido de internet, vai ver que meus artistas são os que tem menor visualização no YouTube entre os grandes, é só comparar com os outros, só que são os que mais levam público nos shows.
Jorge e Mateus e Gusttavo Lima são os artistas que mais levam gente hoje no Brasil. Meu negócio é outro, não fico gastando dinheiro com esse tipo de coisa, é só ter boa vontade de pesquisar que dá pra ver que eu não perco tempo com isso”.
A principal ferramenta utilizada pelos sertanejos hoje no YouTube é o “anúncio”, pra não usar o nome em inglês. Se você procurar algum nome sertanejo no YouTube, vão surgir dois vídeos patrocinados antes dos resultados da sua busca. Pelo tanto que se usa, a ferramenta parece ter caído no gosto dos escritórios. E é claro que é muito mais válido do que um par de visualizações falsas.
Gusttavo Lima e Luan divulgaram notas ontem em tom indignado contra as acusações. Luan chegou até a dizer que abre seus vídeos para auditoria, caso alguém duvide dos números.
Não sei se alguém pretende levar o assunto adiante. Mesmo não acreditando, seria bom que algum escritório insistisse no assunto e provasse, já que a notícia acabou recaindo sobre muita gente que não tem nada a ver com o assunto. A repercussão, ontem e hoje, foi bem grande e negativa.