Duas semanas atrás, atendendo a um convite, estive na cidade de Novo Hamburgo, ao lado de Porto Alegre. Ali perto em Esteio acontece, todo final de ano, o “Universo Alegria”, promovido pela rádio Alegria, um evento muito elogiado por sua estrutura (eu ainda não conheci).
Fui convidado pela duplas Lucas e Felipe, que é da cidade, pra acompanhar como anda a carreira deles por ali e o sertanejo de uma forma geral, curiosidade que, acredito, muita gente tenha.
Artistas, empresários e dinheiro há. Rádios fortes, também. O que falta mesmo é uma cena mais forte como existe em outras regiões. Há também o fato de haver concorrência de outros estilos musicais no Sul, que não encontram espaço na parte de cima do mapa.
Estive em Novo Hamburgo no aniversário da cidade, dia no qual a dupla cantou em praça pública. Na mesma noite, mais tarde, houve um show da Paula Fernandes em uma casa fechada.
Os dois eventos estavam cheios, algo que muita cidade de regiões mais tradicionais não consegue fazer.
-Dois Filhos de Francisco
Vejam o que não é o tempo (alguns se sentirão velhos, como eu). O caçula da dupla, Felipe, decidiu formar a dupla com o irmão após assistir ao filme que narra a história de Zezé di Camargo e Luciano. Na época do filme, 2005, ele tinha 11 anos.
A influência contou positivamente. Os irmãos são românticos, apesar de o show ser mais pra cima, já que o mais velho tem 24 anos e o mais novo, 19.
A atual música de trabalho deles é romântica, chamada “Medo”. A canção pode ser ouvida logo abaixo.
Eu os conheci com uma música anterior chamada “Sinal de Amor”, que tem um vídeo muito legal, gravado dentro de casa (aliás, tem uma dupla grande produzindo um DVD nesses moldes).
Lucas e Felipe são artistas “Divulga Brasil”.