A Universidade de Brasília (UnB) divulgou ontem uma lista atualizada de “Obras de Conhecimento”, de cinema, música, teatro e etc, que servirão de base para a formulação das provas da primeira etapa do PAS (Programa de Avaliação Seriada*).
A atualização, discutida no segundo semestre do ano passado, traz a inclusão da canção “Cuitelinho”, na versão do Pena Branca e Xavantinho, e uma surpresa, que é o “Camaro Amarelo”, da dupla Munhoz e Mariano.
É claro que haveria algumas manifestações contrárias na internet, mas em coletiva realizada ontem, Rogério Basali, consultor de Gerência e Interação Educacional do Cespe/UnB, defendeu que as obras têm a ver com a “identidade dos grupos de jovens”, independentemente do gosto pessoal de quem discutiu a lista.
Ou seja, o mínimo conhecimento sobre uma canção antiga sertaneja e uma da nova geração, provavelmente ajudará no desempenho do aluno.
O assunto me lembra um concurso público no Paraná, no ano passado, no qual caiu uma pergunta sobre “Ai Se Eu Te Pego”, o que também gerou um série de críticas.
*O PAS é um sistema no qual o aluno faz uma prova por ano, durante os 3 anos do ensino médio, e que dá acesso à universidade. É uma das alternativas atuais ao vestibular tradicional.