A segunda-feira ficou sem mais atualizações aqui no blog, mas é por um bom motivos.
Passei boas horas do dia viajando de Campinas para Canela-RS, onde está sendo realizada a Festa Nacional da Música.
E se blogueiro não segue horários “normais”, músico é pior ainda. Pelo menos até às 8 da manhã tinha gente tocando algum instrumento pelos cantos do hotel “Laje de Pedra”, onde o evento está sendo realizado (de 21 a 25 de outubro) – e os convidados hospedados.
A segunda-feira, no final da tarde, teve a presença da Ministra Marta Suplicy fazendo a abertura oficial da Festa. Ao lado de deputados que trabalharam em prol da PEC da Música (que defende a isenção de impostos para CD’s e DVD’s), a presença de Marta foi celebrada pelo fato de haver, com ela no Ministério, uma maior esperança de que a PEC passe pelo Senado (pelo congresso ela foi aprovada em dois turnos).
Como há centenas de pessoas que trabalham com música na Festa e que têm pensamentos bastante diferentes, a Ministra não quis polemizar ou abrir discussão. Sobre a discutida reforma da lei do Direito Autoral, a Ministra disse que não pretende tomar partido, e sim conseguir ouvir todos os lados pra que o assunto tenha uma solução. No entanto, disse que ainda vai se inteirar mais sobre o caso, já que está no cargo há apenas 4 meses.
Às 10 da noite, foi realizada uma série de homenagens a profissionais do meio musical, tanto artistas quanto pessoas que trabalham nos bastidores.
Com ligação com a música sertaneja, a assessora de imprensa Arleyde Caldi, há 21 anos com Zezé di Camargo e Luciano, foi homenageada, além da dupla Fernando e Sorocaba, que trocou um trecho de “Madri”.
Além dos citados, grandes nomes da música brasileira também receberam homenagens, como Ângela Maria, Emílio Santiago, João Bosco e Roupa Nova, entre outros.
Depois da premiação, já de madrugada, músicos de todos os estilos se reuniram pra fazer música. Há palcos distribuídos por todo o hotel, então cada “tribo” vai pra um canto tocar seu estilo.
De sertanejos aqui na Festa, estão Fernando e Sorocaba, João Neto e Frederico, Munhoz e Mariano, Edson e Hudson, Marcos e Belutti, Fred e Gustavo, Hugo e Tiago, Léo e Júnior, alguns integrantes do “Tradição”, além de diversas outras duplas regionais que vêm aqui participar do evento.
No videozinho abaixo, um exemplo rápido de como acaba a noite: Fernando, Sorocaba, Fred (parceiro do Gustavo), Tiaguinho Neto (Tchê Guri) e Leko Bertoldo, baterista do “Tradição”, com participação do Belutti no meio da filmagem.