Sertanejos reunidos na Festa Nacional da Música
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Sertanejos reunidos na Festa Nacional da Música
Sertanejos reunidos na Festa Nacional da Música

A segunda-feira ficou sem mais atualizações aqui no blog, mas é por um bom motivos.

Passei boas horas do dia viajando de Campinas para Canela-RS, onde está sendo realizada a Festa Nacional da Música.

E se blogueiro não segue horários “normais”, músico é pior ainda. Pelo menos até às 8 da manhã tinha gente tocando algum instrumento pelos cantos do hotel “Laje de Pedra”, onde o evento está sendo realizado (de 21 a 25 de outubro) – e os convidados hospedados.

A segunda-feira, no final da tarde, teve a presença da Ministra Marta Suplicy fazendo a abertura oficial da Festa. Ao lado de deputados que trabalharam em prol da PEC da Música (que defende a isenção de impostos para CD’s e DVD’s), a presença de Marta foi celebrada pelo fato de haver, com ela no Ministério, uma maior esperança de que a PEC passe pelo Senado (pelo congresso ela foi aprovada em dois turnos).

Sertanejos reunidos na Festa Nacional da Música

Como há centenas de pessoas que trabalham com música na Festa e que têm pensamentos bastante diferentes, a Ministra não quis polemizar ou abrir discussão. Sobre a discutida reforma da lei do Direito Autoral, a Ministra disse que não pretende tomar partido, e sim conseguir ouvir todos os lados pra que o assunto tenha uma solução. No entanto, disse que ainda vai se inteirar mais sobre o caso, já que está no cargo há apenas 4 meses.

Às 10 da noite, foi realizada uma série de homenagens a profissionais do meio musical, tanto artistas quanto pessoas que trabalham nos bastidores.

Com ligação com a música sertaneja, a assessora de imprensa Arleyde Caldi, há 21 anos com Zezé di Camargo e Luciano, foi homenageada, além da dupla Fernando e Sorocaba, que trocou um trecho de “Madri”.

Sertanejos reunidos na Festa Nacional da Música

Além dos citados, grandes nomes da música brasileira também receberam homenagens, como Ângela Maria, Emílio Santiago, João Bosco e Roupa Nova, entre outros.

Depois da premiação, já de madrugada, músicos de todos os estilos se reuniram pra fazer música. Há palcos distribuídos por todo o hotel, então cada “tribo” vai pra um canto tocar seu estilo.

De sertanejos aqui na Festa, estão Fernando e Sorocaba, João Neto e Frederico, Munhoz e Mariano, Edson e Hudson, Marcos e Belutti, Fred e Gustavo, Hugo e Tiago, Léo e Júnior, alguns integrantes do “Tradição”, além de diversas outras duplas regionais que vêm aqui participar do evento.

No videozinho abaixo, um exemplo rápido de como acaba a noite: Fernando, Sorocaba, Fred (parceiro do Gustavo), Tiaguinho Neto (Tchê Guri) e Leko Bertoldo, baterista do “Tradição”, com participação do Belutti no meio da filmagem.