É indiscutível. Nenhuma música chegou perto de tocar o tanto que “Ai, se eu te pego”, do Michel Teló, foi tocada nessa primeira semana de Barretos.
Do boteco mais simples até as caminhonetes gigantes e caras, a música era colocada no repeat e ficava tocando o dia todo. Qualquer local que você fosse da cidade, mais de um veículo estava tocando “Ai, se eu te pego”.
Dentro do Parque, fora do Parque, na rua, no estacionamento, nos postos de gasolina. É de assustar, mesmo, ainda mais com a música tendo pouco tempo de trabalho.
Aos que não conhecem, a música segue abaixo.
[uolmais type=”audio” ]http://mais.uol.com.br/view/11841921[/uolmais]
___
Também com bom destaque, está “Balada Boa”, do Gusttavo Lima, que tem tocado demais, também. Era bem previsível que o “tche tche re re” cairia no gosto do público, e foi o que aconteceu. Curiosamente, as duas canções, do Michel e do Gusttavo, são sucessos de bandas nordestinas, o que pode servir de base para uma boa discussão sobre música sertaneja.
Para quem não conhece “Balada Boa”, ela pode ser ouvida abaixo.
[uolmais type=”audio” ]http://mais.uol.com.br/view/11735120[/uolmais]
___
A terceira canção mais ouvida em qualquer canto da cidade é a que mais gera críticas. “Sou Fod*”, versão de um funk, é tocada em inúmeras versões diferentes, com Carlos e Jader, Guilherme e Santiago, Humberto e Ronaldo, Munhoz e Mariano e vários outros. Até as respostas feitas para a música são tocadas.
[uolmais type=”audio” ]http://mais.uol.com.br/view/9749025[/uolmais]
___
Como pode ser notado, nenhuma das músicas é do sertanejo tradicional, nem do universitário, nem do tal “pop sertanejo”, nem de outro rótulo. São três canções, adaptadas de outros estilos, com boa carga de malícia. É um ótimo exemplo de que quem escolhe o sucesso é o povo.
Por mais que haja o costume de se teorizar sobre qual música é boa ou ruim, o que acaba importando, no final das contas, é a identificação com o público. E essas três são as músicas do momento, ao menos na maior festa de peão do país.