Na última terça-feira, em Presidente Prudente-SP, foi realizada a festa de 40 anos da Sonotec, empresa responsável, entre várias outras coisas, pela venda dos violões Takamine no Brasil, a marca mais presente de violões entre os artistas sertanejos.
Da festa, participaram os lojistas revendedores e dezenas de artistas parceiros, como os músicos do Roupa Nova, Kid Abelha, e os sertanejos Cezar e Paulinho, João Neto e Frederico, Edson, Hugo e Tiago, Marcos e Belutti entre outros, mas o assunto aqui não é exatamente a festa.
O primeiro contato que tive com a empresa foi no ano passado, quando recebi email de uma dupla nova perguntando como funcionava o sistema de parcerias deles. Aproveito essa postagem, então, para responder a quem também tem essa dúvida.
Em uma explicação bastante resumida, para as duplas grandes, que têm muito espaço na mídia, os instrumentos são cedidos em troca da exibição da marca em TV, fotos e tudo que envolve mídia.
Com artistas de menores portes, as parcerias são feitas com intermédio das lojas revendedoras da região, responsáveis por selecionar as duplas e verificar de perto se o acordo está sendo cumprido.
Abaixo, dois exemplos da exposição que a marca recebe ao fazer a parceria com os artistas. A primeira foto é da capa do último CD do Edson, “Voz e Violão”. A segunda é uma de divulgação do Sorocaba. Como a Sonotec é distribuidora exclusiva da Takamine no Brasil, então o retorno das parcerias vai toda para a empresa.
Aos que gostam de violão, divido com vocês o presente que ganhei após a festa. Um Jumbo da Takamine igual a esse aqui.