Algumas notas
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Algumas notas
Algumas notas

A culpa

Tem sido espalhada uma ideia de que o destaque do sertanejo hoje causa, assim como nos anos 1990, uma falta de interesse geral em outros estilos musicais, como se esse forte mercado sertanejo atrapalhasse a produção e a divulgação de outros tipos de música.

A afirmação feita pelo Lobão em abril, de que “o Brasil está atolado num cafona, imenso e monomaíaco arraial agro brega”, responsável por fazer o showbiz retroceder, vem recebendo cada vez mais defensores.

Se duas décadas atrás a “acusação” pudesse fazer sentido, dessa vez ela não procede. As gravadoras já não são investidoras como eram, tornaram-se mais parceiras do que qualquer outra coisa. As rádios populares já são líderes desde a década de 1990 (com sertanejo, pagode e afins). Na televisão, não há nenhum programa nacional de música sertaneja.

A falta de interesse do público por outros estilos outrora populares, pode ser fruto de uma crise de criatividade comum a qualquer estilo, assim como a que o sertanejo enfrenta a cada mudança de geração. Colocar a culpa de insucessos em cima de um mercado que não precisou sequer de mídia para se erguer, soa como uma forma de encobrir maiores defeitos.

___

João Carreiro e Capataz

A dupla está preparando um CD de música raiz, projeto que já vem sendo pensado desde o ano passado. João Carreiro tem diversas modas de viola compostas, algumas até bastante extensas, que sempre ficaram de fora de seus discos por uma questão de mercado.

O cantor chegou até a cogitar a possibilidade de gravar essas modas e disponibilizar na internet sem compromisso. No entanto, o projeto do CD acabou ganhando força e a dupla vai poder mostrar melhor esse seu lado ligado ao sertanejo mais tradicional.

___

E o Blu-ray?

O UOL Tecnologia listou uma série de tecnologias que devem ficar para trás em pouco tempo. Uma delas é o blu-ray, já utilizado por alguns sertanejos, e que não conseguiu se tornar popular pelo menos até agora, principalmente pelo fato de custar muito caro. De acordo com a reportagem, o blu-ray deve ficar para trás por conta do rápido avanço dos vídeos em alta qualidade na internet.

___

ECAD

No último sábado, o jornal “O Globo” apresentou uma série de irregularidades cometidas dentro do  ECAD, entidade responsável pelo recolhimento e repasse de direitos autorais, que vão desde fraude nos vale-refeições, emitidos em nome de funcionários já demitidos, até utilização de dinheiro de crédito retido para sanar o déficit do escritório. Na semana passada, o Senado aprovou uma CPI para investigar o caso “Milton Coitinho dos Santos”, falso compositor que recebeu R$ 127 mil de direitos autorais.