Faleceu ontem, em Araçatuba-SP, o cantor Abel, da dupla Abel e Caim.
Abel tinha 81 anos, e estava internado há um mês, em decorrência de complicações de uma cirurgia na perna, realizada para a troca de uma prótese no fêmur.
José Vieira, seu nome de batismo, formou dupla com seu primo, Caim, na década de 1960, quando os dois moravam em São Paulo.
Ganharam diversos prêmios em festivais de rádios paulistanas, ficando a frente de nomes já consagrados, como Tonico e Tinoco e Liu e Léu.
Abel morava em Bilac-SP, ao lado de Araçatuba, e era figura conhecida na cidade.
Certa vez, um rapaz disse a ele que já era hora de parar, que eles já não serviam para cantar, e ele sugeriu que ao rapaz ouvisse “Meu Reino Encantado”, projeto do Daniel do qual a dupla acabara de participar (2005).
É sucesso de Abel e Caim a canção “Derradeiro Adeus”, composição de Dino Franco, regravada por outras duplas. Ao lado de Daniel, a dupla regravou “Pescador e Catireiro”, que pode ser ouvida aqui.
___
Na segunda-feira, 10, faleceu João Evaristo da Cunha Neto, o BO, um dos seguranças que acompanhava Victor e Leo durante as viagens. Vítima de infarto, BO foi homenageado no site da dupla, com um texto que reproduzo abaixo.
“BO, agora faltam palavras. Mas não abriremos mão delas: Obrigado pela voz baixa e o gesto exagerado; pelo carinho com que temperou tudo; por seu riso e suor fartos; pela calma e a corrida em tempo único.Nunca poderemos descrever, mas vale dizer: Obrigado por permitir que seu coração continue batendo dentro de nós. Nós, aqueles que tiveram o privilégio de saber que ele sempre foi grande demais para ser medido. Não o perdemos, amigo. Pois o manteremos vivo até que nos vejamos de novo, num próximo vôo…
Seus fãs, Victor e Leo”