Até o YouTube é sertanejo

Duas coisas me levaram a criar o Universo Sertanejo, que entrou no ar em outubro de 2007: meu gosto por música sertaneja e a vontade de que ela tivesse algum destaque na internet, pois não havia basicamente nada sobre o assunto.

Pouco tempo depois, todo o movimento “universitário” passou a fazer parte também da internet, e as pessoas começaram a se mexer para deixar as duplas presentes por aqui também.

Ontem, o YouTube realizou seu maior evento nacional, justamente com sertanejos, o “YouTube Live Sertanejo”.

Quase todas as atrações (Victor e Leo, Bruno e Marrone, Luan Santana, João Bosco e Vinícius e Michel Teló), comentaram nos bastidores que ali, na hora, não era possível imaginar a importância que aquelas curtas apresentações estavam tendo.

Quando o Google soltou uma nota oficial dizendo que a expectativa era conseguir um milhão de visualizações durante o evento (teve por volta de 1,5 mi, número que ainda não foi fechado), muita gente achou exagero. Ali mesmo, antes de começar, algumas pessoas duvidavam da meta.

Além da expectativa de acessos ter sido superada, o assunto virou o mais comentado, no mundo, no Twitter.

Aos que não sabem, a transmissão de ontem serviu como um teste para ver se esse formato funcionaria no Brasil, já que o YouTube tem projetos semelhantes para o ano que vem. Quem patrocinou o evento ontem, foi a Skol, que vem forte para o mercado sertanejo em 2011.

Ouvi um comentário de que estava sendo feito um DVD das apresentações de ontem, mas isso é algo que eu preciso confirmar e mais pra frente informo por aqui.

Eu não pude assistir a transmissão ao vivo, pois estava lá no evento. Via Twitter, recebi algumas reclamações de travamento de imagem e áudio ruim, mas eu não sei o quanto é responsabilidade do YouTube, e o quanto é da conexão que o internauta tem em casa. Quem quiser contar sua experiência, fique à vontade nos comentários.

Recebi, também, algumas mensagens de pessoas incomodadas com a apresentação do Rafinha Bastos, por causa de algumas brincadeiras com o sertanejo. Não ouvi a maioria delas, pois nem sempre o áudio saía ali no ambiente, mas pelo que li nos comentários também do Twitter, os sertanejos souberam levar na esportiva.

O Rafinha, aliás, é uma das próximas atrações do YouTube Live, haverá a transmissão ao vivo de seu show.

Em resumo, acho que o evento foi muito positivo. Quem diria que a internet, um dia, seria responsável por um dos maiores eventos sertanejos do ano.

Todos os shows podem ser vistos no canal oficial do evento.

___

Só para ficar registrado, os nomes das músicas apresentadas nos shows apareciam na tela seguidas dos nomes dos compositores. Algo tão simples, mas que os programas de televisão deixaram de lado.

Comente!

___

42 Comments

  1. Ate o youtube e sertanejo.. Slap-up :)

  2. Ate o youtube e sertanejo.. I like it :)

  3. Bruno e Marrone os melhores da noite, o Bruno canta muitooo…

  4. maravilhosos foi o evento, o you tube retratou que o sertanejo é um potencial do pais, muito criticado,. mas é o mais aclamado pelo publico. todos foram excelente, mas vale frizar a dupla bruno e marrone, sou fã deles, mas não é pelo motivo que estou ”bajulando”, mas a dupla foi excencial, não é atoa que estão a tanto tempo no mercado, o bruno sabe bem o que faz, e alem disso canta dimais, até acho q sua presença foi primordial não só a eles, mas a sua existencia e história que este artista apresenta para o mundo sertanejo, diante de tantos novatos, a dupla apresentou com sua perfomance de uma dupla que sabe o que está fazendo, e além de sua experiencia, fazem parte da história da musica no pais, e parabéns a vitor e leo que também são nota 10.

  5. Eu estava lááááá…bom demais….foi a segunda vez que estive em um show e fui EXCLUSIVAMENTE para ver o Luan….meu amado Luan….mas gostei de todas as apresentações embora não conheça bens as duplas. Estou aprendendo a gostar de música sertanejo por causa do Luan, entro em todos os sites só para ver notícias dele. Eu amo ele…mas cá entre nós…aquele Victor me servia tbm…kkkkk

  6. QUEM ASSISTE O CQC, SABE QUE O RAFINHA É DESSE JEITO, MESMO NÃO TEM NADA A VER COM OS SERTANEJOS, AFINAL ÊLE FAZ PIADA ATÉ COM ÊLE MESMO, GOSTEI, ÊLE TEM UM HUMOR MEIO ACIDO, MAS É MUITO INTELIGENTE.

  7. Miro_ Cabral Reply to Miro_

    Seleção boa, apresentação xoxa. Tbm acho que poderia ter alguem do meio apresentando e não esse trio que não saca nada de sertanejo. Mas que blusinha é aquela do Bruno ????

  8. Os caras cantando a Sabrina….ê inveja…

  9. Gostei demais, travou um pouco mas nada que prejudicasse a transmissão. Concordo com que disse que a apresentação deveria ter ficardo a cargo de quem entende do assunto: musica sertaneja e ou similar e então nos bastidores o Rafinha (Embora eu preferisse o Marcelo Adnet). Sabrina estava meio sem graça eu achei e Giani totalmente fora do contexto. Mas as apresentações que é o mais importantes na minha opinião impecáveis. Adorei V&L + B&M que são minhas duplas preferidas neste universo.

  10. ADOREI, PRINCIPALMENTE O SHOW DE VICTOR E LEO E BRUNO E MARRONE, ARRASARAM, A SONY ACERTOU, FICOU DEMAIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIS.

  11. Assisti desde o inicio.Minha conxão é boa mas travou sim em alguns momentos e a imagem chegava com atraso as vezes,acredito que devido ao congestionamento mesmo dos acessos.
    Achei perfeita a apresentação de todas as duplas,cada uma no seu estilo próprio e que os fãs gostam.

    Quanto a Rafinha Bastos adoroo amo CQC mas concordo que ele deveria fazer bastidores no lugar da Sabrina e da Giani,são rostinhos bonitos,saradinhas mas nada a ver ali cantando todos os solteirões do sertanejo e diga-se de passagem ficou até meio vulgar.Acho que ele como humorista fez o papel dele ,os sertanejos levaram de boa,masss ali no momento não foi muito adequado,acho que a maioria dos fãs não gostaram mesmo.

    Acho que seria bom a You Tube repensar nomes famosos mas que seja do ramo para apresentador seguido sim de uma companheira mas que tb seja do meio pra poder compartilharem apresentações.Aline filha do Xororó é perfeita para esse posto,afinal fez muito sucesso no ex Terra Nativa e além disso é simpatica e entende bem do assunto.

    E tomara que outros sertanejos de outras gravadoras façam parte desse projeto também e não fique acumulativo somente a algumas duplas.

    Abraços!!!

    Dione

  12. Acho que algumas brincadeiras e piadinhas do Rafinha ficaram um pouco fora de contexto. Gosto bastante do tipo de humor que ele faz, acompanho a carreira de vários humoristas stand-up, mas vejo que seria melhor ter chamado alguém que conhece de música sertaneja e que dê a devida importância a ela. Nada impede que tenhamos um apresentador-humorista, mas desde que conheça esse meio.
    Vi recentemente uma entrevista do MARCELO TAS sobre música sertaneja. Ele disse que sempre gostou de música caipira e que acompanha muitos artistas da geração de 90 e de agora. Tá aí uma sugestão para o próximo.

  13. Eu assisti normalmente como qualquer vídeo ou até melhor, em alta definição, imagem perfeita! Não tenho do que reclamar a não ser do tempo que cada dupla teve no palco. Queria mais!! =)
    Quanto aos comentários de Rafinha Bastos eu digo: o humor dele é assim, quem conhece ao menos um pouco do trabalho dele sabe e achou super normal. Eu só não gostei de Giane apresentando os bastidores… Ela não tem o dom do improvisso, nunca!

  14. Também vejo o Youtube Sertanejo Live como algo muito positivo não só pra música sertaneja ,como pra música brasileira no geral . A minha conexão de internet é bacana , mas ainda assim travou um bocadinho , principalmente no show do Victor & Leo (o mais esperado e mais amado por mim HAHA ) ,talvez por ter sido o primeiro e ter muita gente se conectando naquela hora . Mas enfim , não tenho o que falar da qualidade dos shows , gostei bastante . Lembrando que os artistas que estavam alí foram selecionados pelo número de visualizações dos seus vídeos no youtube ,então não adianta ficar desmerecendo a presença de determinados cantores . E que venham muuuuitos outros Youtube Sertanejo Live pela frente !

  15. A conexão aqui é muito ruim,conseguir assistir pouco,mais pelo o pouco que eu vi,Bruno e Marrone foram os melhores dá noite,fico feliz a música sertaneja foi muito bem representada com B&M!

  16. NÃO TEVE NADA A VER TER CHAMADO O RAFINHA PARA APRESENTAR. ERA PARA TER SIDO VOCÊ, QUE HÁ 3 ANOS ESTÁ POR DENTRO DESSE ASSUNTO DE SERTANEJO.
    QUE FIQUE REGISTRADO O MEU DESAGRADO COM RELAÇÃO A ISSO.

    • Vivian Janachevitz Reply to Vivian

      Concordo com a opinião de Izabel. Rafinha Bastos é um dos que mais criticam negativamente o sucesso não só dos sertanejos. Sem dúvidas no próximo isso deveria ser repensado. Gosto do Rafinha Bastos, fui a stand up dele, assisto CQC, mas não concordei com a escolha.

  17. Erlon Chaves Reply to Erlon

    Muito importante colocar o nome dos compositores, já que, como foi dito, quase nenhum programa de televisão dá esses creditos ao compositor, já que muita gente ganha com 1,5 milhoes de acessos desses shows, porque não os compositores fossem remunerados também com seus direitos como autores, acho uma injustiça o que fazem com os compositores no Brasil, empresários, cantores e muita gente que vivem da musica até milionários e muitos compositores no Brasil, ás vezes passando até fome…………….até quando ??????

  18. Cynthia Cunha Reply to Cynthia

    Eu AMEI os shows especialmente de Victor & Leo, eles estavam perfeitos levantaram a galera e incendiaram o HSBC… a transmissão aqui tb falhou mto, a minha conexão é boa, mas na hora travou tudo.
    Em relação aos apresentadores, acho que o Rafinha exagerou um pouco, mas foi engraçado… agora cá pra nós: o que a Sabrina tava fazendo ali pelo amor de Deus???? A Giane foi boazinha, mas acho que deveriam chamar pessoas que realmente dão valor à música sertaneja, que acompanham e entendem desse universo musical…
    Na próxima vez eu indico o André Piunti!!!! #FICADICA

  19. Eu assisti e gostei de quase tudo. O Rafinha tava no papel dele, mas a Sabrina e a Giane não estavam à vontade, pois nunca demonstraram afinidade com este seguimento musical. Dos shows, ficou a certeza de que Bruno e Marrone são, ao lado de Zezé e Luciano, o que há de melhor no sertanejo de todos os tempos. Agora, João Bosco e Vinícius são uma dupla sofrível. Músicas em tons altos demais para eles e uma primeira voz que simplesmente grita ou some nos refrões. Podiam ter levado Jorge e Mateus no lugar deles. Mas, no geral, foi muito bom, exceto as travadas da transmissão!

    • CIBELE TANIA Reply to CIBELE

      CONCORDO COM TUDEO QUE VC ESCREVEU,ESPERO QUE DA PROXIMA VEZ A SONY NAO VACILA E MANDA ZEZE E LUCIANO TAMBEM,POR QUE BRUNO E MARRONE ARRASARAM,DA GOSTO DE VER,COM TODA CERTEZA OS MELHORES DA NOITE!

  20. A conexão aqui da minha casa é ótima (10mega), mas tive problemas de travamento de som e áudio durante quase a transmissão, se o youtube esperava toda esse repercursão deveriam se preparam melhor para isso.
    A respeito dos apresentadores, muitas coisas eram totalmente desnecessários, o Rafinha Bastos fazendo piadinha que não eram necessárias, a Sabrina e a Giane dando em cima de todos os cantores não precisava disso também.
    Teve seus pontos positivos também, a grande repercursão mundial que isso deu , A ótima escolhe dos artistas, toda a dvilulgação. Serviu pra mostrar mais uam vez a força que o sertanjo tem por aqui.

  21. Venho aqui concorda com meu amigo Luiz Ribbas, acho que o Rafinha exagerou nos comentários sem graça.
    Mais isso vale de aprendizagem, no próximo evento eles já sabem que o melhor e convidar alguém que entenda do assunto, não apenas mais um rostinho conhecido na mídia.

    Fica aqui minha sugestão para o próximo apresentador. Vote Piunti!!!

    Tirando o apresentador Rafinha, o show foi o Maximo, os cantores escolhidos maravilhosos.

    E que venha o próximo!

  22. Oie Piunti!!
    Acompanhei a transmissão toda e algumas poucas vezes realmente travou a imagem e o som e até o Twitter ali no canal sertanejo mas a maior parte do tempo a transmissão foi perfeitaaa!!!
    Quanto ao Rafinha, gosto muito dele e de todos do CQC, como alguém já disse aqui: ele é comediante e fez o seu papel mas confesso que preferia alguém ligado ao movimento sertanejo apresentando o evento e o Rafinha poderia ficar nos bastidores, entrevistando e zuando o povo como sempre faz no CQC.
    Não gostei da Giane…sei lá, ela não tem tino para isso…acho que não é natural e força um coisa que ela não é e tb, não conheçe nadaa de sertanejo.
    A Sabrina pouco apareceu mas tb mas acho que não entende nada de sertanejo rs.
    Fica aí a minha dica: dá próxima vez, o Youtube coloca alguém que entende do assunto e jogo de cintura para apresentar.
    Demais, o show foi perfeitooo!!!
    Beijãoo

  23. Não pude vêr ao vivo, mas vi alguns videos agora e os intervalos também. Muito top o show. E a apresentação do Rafinha foi muito boa! Os sertanejos levaram numa boa as brincadeiras, afinal, o Rafinha é humorista. O seu papel é fazer piadas!

    YT Sertanejo Live + Rafinhas Bastos = Sucesso!

  24. Eu simplesmente amei o evento!
    Foi mto bem feita a escolha dos artistas e dos repertórios..
    e adorei ter te conhecido tbm hehe vc é super gente boa..adorei mesmo!!
    Em breve a gente se esbarra em mais algum show por ai =)
    Bjus

  25. Aqui travou,foi muita expectativa,nós estavamos anciosos para ver o gurizinho,porém só conseguimos ver em muitos minutos a tela preta,espero que dá próxima vez o ytsertanejolive,tenha uma estrutura melhor!

  26. Mag Esteves Reply to Mag

    Confesso que imaginei que fôssemos ter problemas durante a transmissão por conta do número excessivo de acessos, mas confesso também que me surpreendi.
    Vi o show inteiro e foi maravilhoso.
    Tanto áudio como imagem nada deixaram a desejar.
    Parabéns a todos os envolvidos.
    Sucesso absoluto!

  27. cida mattos Reply to cida

    a minha conxeção aqui em casa e muito boa, travou algumas vezes mas acho que era muito acesso. mas foi tudo muito lindo perfeito… e a matéria acima tambem ficou ótima para “variar né? andré? bjs

  28. Luiz Ribbas Reply to Luiz

    Caro André, eu sinceramente achei a proposta do You Tube excelente, porém tenho que destacar alguns pontos positivos e alguns negativos da apresentação de ontem.
    Positivos: a escolha das duplas, o repertório, o local, a produção e o horário.
    Negativos: a qualidade do som muito ruim, a qualidade da imagem, o travamento da conexão e por último e não menos importante, na verdade o mais importante na minha opinião, foi a PÉSSIMA escolha do pseudo-apresentador Rafinha Bastos, que pra mim exagerou em suas piadinhas e OFENDEU os cantores lá presentes, bem como todos nós que gostamos e fazemos parte do mundo SERTANEJO.

    Abraços!

  29. Nossaaaa foi muito bom esse show ! Eu tava lá e ameiii todas as atrações.

  30. A CONEXAO NA MINHA CASA E BOA,MAIS QUANDO LUAN ENTROU POR VOLTA DAS 21:30,TRAVOU E EU NAO CONSEGUIR ASSISTIR,SO HOJE QUE EU CONSEGUIR VE O SHOW DO LUAN,OS DEMAIS EU CONSEGUIR VER!

Deixe um comentário