Até o YouTube é sertanejo

Duas coisas me levaram a criar o Universo Sertanejo, que entrou no ar em outubro de 2007: meu gosto por música sertaneja e a vontade de que ela tivesse algum destaque na internet, pois não havia basicamente nada sobre o assunto.

Pouco tempo depois, todo o movimento “universitário” passou a fazer parte também da internet, e as pessoas começaram a se mexer para deixar as duplas presentes por aqui também.

Ontem, o YouTube realizou seu maior evento nacional, justamente com sertanejos, o “YouTube Live Sertanejo”.

Quase todas as atrações (Victor e Leo, Bruno e Marrone, Luan Santana, João Bosco e Vinícius e Michel Teló), comentaram nos bastidores que ali, na hora, não era possível imaginar a importância que aquelas curtas apresentações estavam tendo.

Quando o Google soltou uma nota oficial dizendo que a expectativa era conseguir um milhão de visualizações durante o evento (teve por volta de 1,5 mi, número que ainda não foi fechado), muita gente achou exagero. Ali mesmo, antes de começar, algumas pessoas duvidavam da meta.

Além da expectativa de acessos ter sido superada, o assunto virou o mais comentado, no mundo, no Twitter.

Aos que não sabem, a transmissão de ontem serviu como um teste para ver se esse formato funcionaria no Brasil, já que o YouTube tem projetos semelhantes para o ano que vem. Quem patrocinou o evento ontem, foi a Skol, que vem forte para o mercado sertanejo em 2011.

Ouvi um comentário de que estava sendo feito um DVD das apresentações de ontem, mas isso é algo que eu preciso confirmar e mais pra frente informo por aqui.

Eu não pude assistir a transmissão ao vivo, pois estava lá no evento. Via Twitter, recebi algumas reclamações de travamento de imagem e áudio ruim, mas eu não sei o quanto é responsabilidade do YouTube, e o quanto é da conexão que o internauta tem em casa. Quem quiser contar sua experiência, fique à vontade nos comentários.

Recebi, também, algumas mensagens de pessoas incomodadas com a apresentação do Rafinha Bastos, por causa de algumas brincadeiras com o sertanejo. Não ouvi a maioria delas, pois nem sempre o áudio saía ali no ambiente, mas pelo que li nos comentários também do Twitter, os sertanejos souberam levar na esportiva.

O Rafinha, aliás, é uma das próximas atrações do YouTube Live, haverá a transmissão ao vivo de seu show.

Em resumo, acho que o evento foi muito positivo. Quem diria que a internet, um dia, seria responsável por um dos maiores eventos sertanejos do ano.

Todos os shows podem ser vistos no canal oficial do evento.

___

Só para ficar registrado, os nomes das músicas apresentadas nos shows apareciam na tela seguidas dos nomes dos compositores. Algo tão simples, mas que os programas de televisão deixaram de lado.

___