Dia do Rock

No Brasil, o rock teve seu auge nos anos 1980, com as rádios e as televisões dando muito espaço ao gênero.

Nas décadas posteriores, houve uma queda forte de popularidade, e hoje há pouca presença do estilo musical na música das massas.

Nem todos conhecem essa história, mas o sucesso do rock brasileiro nos anos 1980 tem uma influência específica e importante na consagração dos sertanejos nos anos 1990.

Os irmãos Chitãozinho e Xororó, que haviam estourado recentemente “Fio de Cabelo”, sentiram-se incomodados ao assistir a dois shows: do RPM e da banda inglesa YES, que veio em 1985 fazer um show no Rock in Rio, a primeira edição do festival.

A dupla via os palcos cheios de luz, fumaça, fogos, som muito alto nas apresentações desses dois grupos, e achava o próprio show muito caído, muito simples, humilde demais, herança do circo, onde a música sertaneja viveu por muitos  anos.

Esse incômodo fez com que a dupla usasse boa parte do dinheiro que vinha ganhando para investir em estrutura compatível com a de artistas, principalmente, de rock.

Foi só nessa época, meados dos anos 1980, que show sertanejo passou a ser o que a gente vê hoje, uma apresentação que não fica devendo a nenhum artista de outro gênero.

Essa mudança de postura do Chitãozinho e Xororó influenciou todo meio sertanejo e ajudou a preparar terreno para o que aconteceria nos anos 1990.

___