Acho ótimo quando um artista sertanejo fica tão grande que, em certos momentos da carreira, ele se permite gravar outras coisas, fazer experiências em seu próprio repertório. Acho bacana, sim, e creio que a maioria tenha esse raciocínio.
A grande questão é: quem gosta de sertanejo, respeita as escolhas do ídolo. O que não quer dizer, necessariamente, que essas novas experiências serão ouvidas com alguma empolgação.
Digo isso por conta do novo DVD do Daniel. Logo que soube da gravação, no final do ano passado em Brotas, fiquei meio ressabiado.
Carlinhos Brown participando? Regravações de Guilherme Arantes, Lulu Santos e Marisa Monte? Nada contra os artistas citados (apesar de algumas bobagens ditas pelo Guilherme recentemente), mas são escolhas que não agradam de primeira a um fã de música sertaneja.
Foi com um pé atrás que eu ouvi o “Daniel in Concert em Brotas” (DVD e CD duplo), e é claro que minha desconfiança não fazia sentido algum.
Com um repertório ótimo, é um dos melhores projetos do Daniel nos últimos anos. O que ficou nítido é que a imprensa, no geral, segue dando muito foco para o que não é assim tão importante (como regravações ou participações de fora da música sertaneja), passando uma impressão de que o projeto é tudo aquilo que ele não é.
Daniel não “revisita grandes canções populares da brasileira” ou “mostra todo seu ecletismo musical”. Isso é papo pra tentar agradar quem torce o nariz pra sertanejo.
Não pensem que se trata de um projeto “paralelo”, de um Daniel “de outros estilos”. É um projeto sertanejo que abre alguns espaços para canções de outros gêneros, e não o contrário.
Para o que nos interessa, ele reuniu, na realidade, canções de qualidade, que não estão batidas, como “O Menino da Gaita”, “Dona do meu destino”, “Paixão caipira (gravada novamente ao lado de seu pai) e “Não precisa perdão”, e deu a elas sua interpretação já tão conhecida e indiscutível.
Fico com uma das primeiras frases do release oficial do DVD: “DVD que reúne canções de sua memória afetiva“. É exatamente por aí.
É um grande disco a ser ouvido e um belo presente de fim de ano. O projeto de um dos artistas mais valiosos da nossa música e que ficou a altura dele. No cinema que ele reformou.
O projeto ainda conta com as participações de Sérgio Reis, Rick, Renato Teixeira e Roberto Leal.
___
CD1:
1. Hino Municipal De Brotas
2. Como Vai Você / Sonhos / Impossível Acreditar Que Perdi Você
3. Chuvas De Verão
4. Querida
5. Voa Liberdade
6. Muda
7. Amor I Love You
8. Tantinho
9. Cheia De Charme
10. Verde Vinho
11. Dona Do Meu Destino
12. Toda Forma De Amor
13. Da-Me Da-Me
14. Primavera (Vai Chuva)
CD 2:
1. Romaria
2. Amizade Sincera
3. Paixão Caipira
4. O Último Julgamento
5. O Menino Da Porteira
6. O Menino Da Gaita (El Chico De La Armónica)
7. Filho Do Mato
8. Não Precisa Perdão
9. Apenas Mais Uma De Amor
10. Manhãs De Setembro
11. Gita
12. Será
13. Declaração De Amor / Estou Apaixonado / Adoro Amar Você / Te Amo Cada Vez Mais / Os Amantes
14. A Paz (Heal The World)
15. Embora