Não gosto do papo de que música influencia bebedeira, mesmo sabendo que muitas delas fazem, em certo momento, apologia. Parece uma forma boba de tirar a culpa do cidadão que bebe.
Por mais que o assunto “bebida” tenha tido um boom nos últimos anos no tema das músicas, ele nunca foi novidade. Beber e chorar por mulher é assunto desde o início da música sertaneja, e vale sempre lembrar que o maior sucesso da Inezita Barroso é justamente uma canção que brinca com os efeitos da pinga, gravada em 1953.
Lembrei do assunto por acaso, vendo um clipe chamado “Elas Comandam”, que diz no refrão que “as mulheres estão bebendo mais que os homens”.
Em alguns estados, elas estão mesmo (olha aqui). Há pesquisas que mostram que nos últimos seis anos, a quantidade de álcool consumido por mulheres cresceu significativamente, algo relacionado principalmente a independência financeira.
A música abaixo não tem nada de crítica ou análise social, é só uma brincadeira, mas me fez lembrar do assunto. O cantor se chama Márcio Henrique.