Munhoz e Mariano e outros sertanejos “Melhores do Ano”

Entre diversas mudanças, a premiação “Melhores do Ano” é realizada desde 1995.

A primeira vez que um sertanejo levou algum prêmio foi em 1999: Leonardo ganhou, com seu primeiro disco solo, a categoria “Melhor disco do ano”. No mesmo ano, Mano Júnior (lembra dele?) foi premiado como “Artista Revelação”.

No último domingo, 3, Munhoz e Mariano venceram a categoria “Música do Ano” com Camaro Amarelo.

Foi bom, mais uma vez, pra gente ver que por mais que haja concorrência de outros estilos, um hit sertanejo tem um alcance incomparável com um de outros estilos, como eram seus concorrentes, “Amor de Chocolate”, do Naldo, e “Assim você mata o papai”, do Sorriso Maroto.

E se a premiação é criticada por ser restrita a artistas e jornalistas da Globo, as categorias musicais ficam fora dessa discussão. Basta olhar a lista de vencedores ano a ano e reparar que o fato de ser da Som Livre não dá o prêmio ao artista.

Abaixo, segue a lista de sertanejos já premiados.

___

1999
Artista Revelação – Mano Júnior
Disco do ano – Leonardo

2000
Melhor Cantor – Daniel

2001
Melhor Revelação Musical – Bruno e Marrone
Melhor Cantor – daniel

2003
Melhor Cantor – Daniel
Melhor grupo ou Dupla – Bruno e Marrone

2004
Melhor Cantor – Leonardo

2005
Grupo ou Dupla Musical – Bruno e Marrone

2006
Melhor Cantor – Leonardo

2007
Melhor Cantor – Daniel

2008
Música do Ano – Tem que ser você (Victor e Leo)

2009
Melhor Grupo, Banda ou Dupla – Victor e Leo
Revelação Musical – Luan Santana

2010
Melhor Cantor – Luan Santana
Melhor Grupo, Banda ou Dupla – Victor e Leo
Música do Ano – Meteoro (Luan Santana)

2011
Melhor Cantora – Paula Fernandes
Melhor Cantor – Luan Santana
Melhor Música – Ai se eu te pego (Michel Teló)
Melhor Banda ou Dupla – Victor e Leo
Revelação Musical – Léo Magalhães

2012
Música do Ano – Camaro Amarelo

Comente!

___

14 Comments

  1. COM PRÊMIOS OU SEM PRÊMIOS…OS MELHORES SEMPRE VICTOR E LEO!!!

  2. lembro desse mano junior, nem sabia q ele tinha morrido.

  3. acho que o gosto das pessoas esta errado , onde assindo o gusttavo lima no radinho fiquei intiquinado como pode gatinha assanhada fazer suseso sendo que no dvd tem uma musica que chama menina , musica linda acústica com uma sanfona que ate doi o coraçao e uma letra suprentende , dou ate a dica andre essa musica e linda
    msm acontece com munhões e mariano , como pode camaro amarelo estora desse jeito sendo que tem uma musica chamada uma saudade que tb e de inunda os olhos , resumindo cator bom ainda tem , mais o povo so gosta do lixo msm …..

  4. Que SAUDADE dos velhos tempos, onde os melhores eram, Daniel, Bruno e Marrone, Leonardo, VIctor e Léo, Paula Fernandes ( esses dois são mais recentes) e entre os melhores estavam também Chitão e Xororó, Zezé e Luciano… entre outros… agora, agora são essas PORCARIAS , nem vou citar nomes porque não vale à pena, LAMENTÁVEL , LIXO, LIXO, LIXO

  5. o sertanejo deu uma decaída feia, mas ainda da to topo c camaro amarelo, quando eles receberam o premio, o Naldo fez uma cara feia na TV, rs. Eu não sabia q o mano junior tinha ganhado premio, a família dele toda e de músicos e tem um estudio em brasília.

  6. Daniel Assis Reply to Daniel

    O q seria pasteurização do mercado?

  7. Tem gente que acredita ainda em prêmios musicais?
    Será que se sentem honrados?
    Não vê que é tudo midiatico e babação de ovo com segundas intenções?
    Como alguém pode julgar os melhores se não ouviram todos e tudo?
    Garanto que eles não conhecem minhas músicas e nem de artistas que não tem incentivo$$$.
    Prêmios são simbólicos, não é parametro para qualidade, mas mesmo assim eles sempre cometem injustiças, pois são sempre os mesmos, e nada de trabalho independente ou de cantores fora da midia momentaneamente, e sem falar que quem escolhe não deve ouvir mais que 3 albuns para opinar.
    Crediilidade zero.

  8. Pois é, tenho uma revista de adolescentes aqui comigo de 1994 e os melhores do ano entre homens foram Renato Russo, Caetano Veloso e Lulu Santos, e entre as mulheres foram Marisa Monte, Marina Lima e Patricia Marx. E hoje a musica brasileira se resume a “Camaro Amarelo”, “Voce mata o papai” e “Mc Naldo”. É a tragédia em todos os sentidos.

  9. é meu amigo…. estamos indo cada vez melhor hein? Pelo jeito você deve se sentir orgulhoso da nossa produção musical no momento. Eu, como produtor musical, acho que cada vez mais há uma pausterização do mercado. Melodias, harmonias, ritmos, cada vez mais repetidas e de forma normalmente pior que o original. Letras que adoram o um carro, ou não fazem o menor sentido. VIVA!

  10. Daniel Braga Santana Reply to Daniel

    Que fase da música sertaneja e brasileira em geral, Camaro Amarelo é a música do ano. SOCORRO!!!

  11. Romário Santos Reply to Romário

    André vc sabe me informar pq nao teve as categorias melhor cantor, grupo ou dupla, cantora e revelaçao musical? Porque logo que foi anunciado que iriam comecar os melhores do ano eu dei uma conferida no wikipedia, e p minha surpresa lá já estava todos os indicados inclusive os das categorias q eu citei acima..Eu acompanhava toda semana as indicaçoes e smp, smp a lista da wikipedia batia,mas daí eu percebi q faltava 5 categorias e apenas uma semana:cantor (luan santana,gusttavo lima e thiaguinho); cantora (ivete, paula fernandes, gaby amarantos); revelaçao (elen oleria, o novo babado novo, e thaeme e thiago) ;grupo (jorge e mateus, sambo, victor e leo) ;esporte (anderson silva, neymar, e arthur zanetti)..mas eles n apareceram,juro q eu nao estou mentindo, qm tmb viu favor comentar..fiquei decepcionado pois creio eu q os sertanejos venceriam todas essas categorias tmb!
    Obgd pelo espaço, para eu fazer minha consideração, blog mto bom.

    • André Piunti Reply to André

      Acho que a premiação começou a ganhar categorias novas, inchar muito, e esse não era o interesse deles. Como o prêmio é muito mais de TV do que qualquer outra coisa, mais do que uma categoria musical não tem pq (eu acho isso).

  12. José de Alencar Souza da Silva Reply to José

    O som sertanejo é a cara do Brasil.

    • Concordo com você José, mas isso ai não é nem música… sertanejo é Chitão e Xororó, Christian e Ralf, Zezé e Luciano, Bruno e Marrone, Leandro e Leonardo( no caso Leonardo agora) , Daniel, Paula Fernandes, Almir Sater, Sergio Reis, Renato Teixeira, Mato Grosso e Matias, Jorge e Mateus , Victor e Léo, Gian e Giovane , João Mineiro e Marciano, Tonico e Tinoco, e por ai vai, mas ” Camaro Amarelo”” isso é LIXO!!!

Deixe um comentário