Faleceu, na manhã de domingo (5) , o cantor Liu, da dupla Liu e Léu. Lincoln Paulino da Costa, nome de batismo do cantor, completaria 78 anos na segunda-feira (6). A causa da morte ainda não foi divulgada oficialmente.
Liu e Léu também fizeram parte de um período fundamental pra transformação da música de sertaneja de algo regional para algo “da cidade”. Nos anos 1950/1960, a dupla ajudou com que a musica sertaneja ganhasse destaque nas rádios paulistanas, fazendo com que a canção de raiz conseguisse se mostrar presente na capital.
Na semana passada, como noticiado aqui, faleceu o cantor Zalo, da dupla Zilo e Zalo, que tem história e importância parecidas.
Liu e Léu lançaram varias canções que estão naquele rol de musicas especiais que nós gostamos de chamar de clássicos sertanejos. Entre elas, ha Caminheiro, O ipê e o Prisioneiro, e Boiadeiro Errante.
Abaixo, segue um video bem conhecido deles. Liu e Léu cantando. O Ipê e o Prisioneiro na Inezita Barroso. Liu é o que está ao lado da Inezita.
___
.