No último final de semana, contando com a quinta-feira, Michel Teló fez quatro shows na Europa: Luxemburgo, Madri, Barcelona e Valencia.
Do qual mais se esperava, foi de onde veio realmente o grande “boom”. O show em Madri foi o que mais marcou, seja pelos quase 7 mil pagantes, ou pela animação de um público quase que 100% espanhol.
Em vez de escrever um texto corrido e correr o risco de ficar monótono, resolvi fazer tópicos.
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-Luxemburgo (foto abaixo), com uma comunidade portuguesa significativa, foi o show no qual mais se viu pessoas que não entendiam nada do que Michel dizia. Eram nativos, que falavam francês ou luxemburguês, e que estavam ali pra entender quem é o cantor que se tornou o mais baixado do país nos último meses. A grande presença de crianças também marcou.
-Ainda em Luxemburgo, houve uma passagem curiosa: uma rádio entrevistou Michel por telefone, e na hora de colocar “Ai, Se Eu Te Pego”, tocou a música com a versão de outro cantor. A versão de Michel é a mais tocada da rádio, mas provavelmente alguém acreditou em um arquivo baixado da internet e comeu bola. A rádio se desculpou e tocou a canção correta logo depois.
-Madri, assim como Lisboa e Guimarães, serviu pra mostrar que Michel pode acreditar em uma carreira aqui fora. Ele foi reconhecido em vários lugares, e a animação do público superou muitos shows realizados no Brasil. Diferentemente do que existe no Brasil, a ausência de preconceito musical fez com que gente de todo o tipo comparecesse ao show. Depois do show Lisboa, que abriu a turnê, o de Madri foi o mais marcante.
-Os pedidos por shows no ext rior são diários, inclusive com propostas acima do cachê padrão. O problema é que não há datas vagas, e como o próprio cantor já disse, a prioridade são os shows no Brasil. Nos últimos dias, houve uma proposta do Cazaquistão, por exemplo.
-Michel tem recebido muitas placas como as da foto abaixo, como prêmio por vendagens. O cantor tem a música mais tocada nas rádios espanholas há 15 semanas, nas alemãs, há 7 semanas, e seu CD é o 3º mais vendido da França atualmente. A Alemanha tem se mostrado um dos mercados mais interessados pelo cantor, seja pelo assédio da gravadora ou pelos pedidos de show e participações em programas de TV.
-Barcelona teve um público de quase três mil pessoas, em dia de jogo do Barcelona. Para os padrões baladeiros da cidade, a apresentação começou cedo: 21h. O destaque foi a grande presença do público espanhol, e não de brasileiros que moram por lá.
-Além dos shows, Michel tem faturado com o “after party”, as festas que acontecem depois dos shows. Em vez de sair pra balada após suas apresentações, o cantor tem aproveitado pra ganhar dinheiro. As boates pagam quase metade do cachê de um show pra que ele apareça, cante uma música no playback e pronto.
-Em Murcia, ontem (4), a apresentação teve início às 20h, ou seja, praticamente uma matinê. A presença de centenas de crianças deu um ar diferente ao show, tanto que a ordem das músicas e as falas do cantor, algumas vezes maliciosas, foram substituídas. Antes da passagem de som, por volta das 16h, já havia adolescentes esperando a abertura dos portões. Abaixo, um vídeo que dá mais ou menos a ideia.
-Toda a turnê está sendo gravada por profissionais que fizeram o último DVD do cantor, “Michel na Balada”. Ainda não está totalmente decidido como serão divulgadas essas filmagens, mas o mais provável é que saia um novo DVD. Há também uma equipe do Faustão acompanhando a turnê.
-Michel não escapou do que tem sido rotina entre os sertanejos que viajam no frio para a Europa: garganta inflamada. O cantor não precisou cancelar nenhum compromisso, mas tem reclamado de fortes dores desde a semana passada.
-A sanfona parece ser o principal ‘segredo’ do sucesso de “Ai, Se Eu Te Pego”. A reação da plateia quando ele se apresenta com o instrumento é muito diferente de quando ele canta canções de estilo mais “pop”, como “Me Odeie” ou “Larga de Bobeira”. A canção “Eu Te Amo e Open Bar”, que mistura batida eletrônica e sanfona, tem sido a principal surpresa dos shows, mesmo com a plateia não a conhecendo.