O repertório que mais deu certo

A postagem não é sobre o melhor ou o maior disco sertanejo, longe disso.

É apenas um texto mostrando como alguns artistas foram felizes na escolha do repertório de determinados discos. Hoje, não se trabalha mais tantas músicas de um só álbum como se fazia nos anos 1990.

Existe uma lista imensa de grandes álbuns daquela década, mas resolvi destacar um, em especial.

Peço que todos vocês, que se julgam conhecedores de música sertaneja, se imaginem como um público comum, que gosta de sertanejo, mas só conhece as mais famosas.

De todos os discos que eu procurei, pela impressão que tenho há um bom tempo, nenhum conseguiu superar o “Tudo por amor”, do Chitãozinho e Xororó, de 1993.

O repertório do álbum, que mais parece uma coletânea, segue abaixo.

___

1-Deixa
2-40 e 20
3-Pode ser pra valer
4-Guadalupe
5-Vá pro inferno com seu amor
6-Pensando em minha amada
7-Confidências
8-Palavras
9-Tudo por amor
10-Razão para chorar
11-Coração deserto

Tirando as duas últimas, que não tiveram muita saída, só “Pensando em minha amada” talvez não tenha ficado tão conhecida assim, apesar de todos aqui provavelmente se lembrarem dela (a letra dizia “assim sou eu, assim sou eu pensando em minha amada”)

De resto, é um CD só de grandes sucessos que ultrapassaram os limites do público sertanejo. Zezé e Luciano e Leandro e Leonardo têm discos repletos de sucessos, mas nessa proporção, realmente não encontrei nenhum. E esse sucesso que eu digo é no público em geral, não só no sertanejo.

A lembrança por esse disco não é uma questão de gosto, mas sim, uma comparação feita entre diversos discos.

Há de se registrar que esse álbum tinha um apelo muito forte, que era a presença dos Bee Gees cantando “Palavras” ao lado da dupla, o que fez, sem dúvida, o disco ter mais destaque.

___

Conferindo álbum por álbum, lembrei de citar algo aqui que eu sempre quis comentar, que é uma sequência de discos lançados pelo Zezé di Camargo e Luciano no início dos anos 1990. O primeiro LP deles, que tinha “É o amor”, trazia outras canções bem fortes, mas os que vieram logo em seguida, do 2° disco até o 5°, formam uma sequência que dificilmente alguma dupla vai conseguir superar.

Para citar só três exemplos de cada, o de 92 tinha “Coração está em pedaços”, “Muda de vida” e “Coração na contramão”. O de 93, “Saudade bandida”, “Faz mais uma vez comigo” e “Eu só penso em você” . O de 94, “Você vai ver”, “Vem cuidar de mim” e “Como um anjo”. E o de 95, “Pão de mel”, “Vem ficar comigo” e “Sem medo de ser feliz”.

Sei que é esse assunto é subjetivo, mas tenho a impressão de que a maioria concorda com essa ideia.

Como eu sei que “Anos 90″ é um assunto prazeroso de discutir, alguém tem em mente alguma sequência de álbuns que possa fazer frente a essa do Zezé e Luciano? Creio que Leandro e Leonardo, Bruno e Marrone e Chrystian e Ralf sejam citados.

Comente!

___

61 Comments

  1. O repertorio que mais deu certo.. WTF? :)

  2. ola andre tudo bem? gostaria de saber poque o meu comentario nao foi editado, sendo que nele nao tinha nada de imoral, me de uma resposta por favor , ou o erro foi no envio, me rersponda por favor, gostaria muito de saber…….um grde. abraco

  3. ola andre, dando uma passadinha por aqui, hoje, concordei com comentarios postados a uns dias atras, aonde o cantor sertanejo citado foi o leonardo, de fato eu tambem acho que voce deveria dar mais espaco neste site, para que possamos, saber e comentar noticias sobre ele, que junto com seu querido irmao leandro, nos deram muita alegria, e que hoje ele segue sua carreira solo, com muita honra, dignidade , simplicidade e nao deixando de citar o alto astral que so ele tem, fui uma das sorteadas, para um jantar com o leo nesse mes de novembro, e o leo e a mesma coisa que na tv, fala besteiras, toma a marvada, tira fotos com todos sempre com um sorriso e abracos, e gente simples mesmo, o sucesso nao o fez mudar em nada, continua o mesmo, sei que outros cantores famosos nao citando nomes, pedem aos coordenadores desses eventos, para que nao deixem ninguem chegar perto, tem que ficar de lonje, e com o leo nao, ele irradia alegria, alem de nos fazer feliz com sua musicas maravilhosas, adoro o leonardo, adoro o seu jeito de bricalhao, sabe andre, fale dele mais vezes, eu garanto que nao so eu mas todas as suas fas irao te agradecer………bjs pra voce e ate a proxima

  4. Concordo com tudo que vc disse Piunti !! e quanto a Zezé e Luciano eu nem preciso dizer nada sobre os anos 90 pq todo mundo já sabe , esses meninos praticamente tocavam o álbum inteiro nas rádios , as vezes nem dava p/ saber qual faixa era lançamento , pq assim que era lançada a primeira música do álbum , todas as outras vinham em seguida e virava uma verdadeira disputa entre músicas de zezé e Luciano mais tocadas nas rádios !!

    Piunti bjuuuuu , saudadona !!!

  5. sem duvida Chrystian e Ralf!al1991(basta um olhar,bijouteria,yolanda,perdoa etc)92(o que tiver que vir vira,voce nao me ensinou a te esquecer,amor nao e paixao,sou eu etc)93(louco por ela,cheiro de shampoo,loucura demais,pra ficar com voce etc)95(prazer por prazer,desejo de amar,esse amor que me mata,trato e trato etc)96(no mesmo olhar,minha gioconda,e so dizer o preço,vontade dividida etc)98(acustico)saudade,chora peito,ausencia,sensilve demais etc)99(so mais um caso de amor,o show vai começar,poeira no vento,estaçao paraiso etc)sou fãn numero 1 dos caras.
    mas nos anos 90 eu tambem curtia muito(zeze e luciano,lendro e leonardo e principalmente joao paulo e daniel)na verdade sao todos otimos!mas temos que escolher nossos idolos e os meus sao os dois fragelos.

  6. Fábio Roque Reply to Fábio

    Caramba Piunti!
    Eu não tinha esse disco não, ele é muito foda!
    Tem sucesso em todas as faixas. Ele é todo conhecido, muito bom relembrar essas musicas.
    Cê falou de discos sequenciados que ficam na lembrança

    Eu gosto muito dos discos de 97, 98, 99 e 2000 de Zezé e Luciano.
    O Zezé tava na melhor fase vocal de sua carreira na minha opinião e o repertório dos discos é incrível.

  7. Gabriel Rodrigues Santos Reply to Gabriel

    Concordo que Zezé di Camargo e Luciano, João Paulo e Daniel e Leandro e Leonardo fizeram discos memoráveis.
    E acho que uma dupla que tá nesse mesmo caminho é o Jorge e Mateus. Seus três CD’s lançados até agora são todos cheios de músicas boas.
    “O Mundo é Tão Pequeno” até foi escolhido como o melhor CD de 2009 pelo Universo Sertanejo.
    Tem CD que é igual mulher feia: por causa só de uma parte, tem que levar o resto. Ao contrário destes acima, né…

  8. Jose Dias Marques Reply to Jose

    concordo com o texto André Piunti so acho q vc puxa um pouco o saco de Z@L, vc parece q tem raiva época q leonardo fazia dupla com o Leandro, pq sitou os cds do Z@L, os primeiros discos L@L eram bons igual o de zeze……acho q tem respeitar a historia de Leandro e Leonardo…
    so isso

    abraço

    • Acho mesmo Sr Jose que você é muito inconveniente né? desde quando o texto aqui está desrespeitando Leandro&Leonardo? o texto nos mostra fatos e acontecimentos, e o resultado foi Zezé&Luciano, se quer aparecer…Sobe na passarela, meu fiiii.

      • Nossa moça Carla, que mal humor. Pra uma mulher o mal humor é maléfico. Você deve ser muito feia né? Por quê que antes de criticar vc não vai chupar gelo, heim???

      • Jose Dias Marques Reply to Jose

        Pra quer essa Ignorância Carla, eu so dei a minha opinião vc tem q respeita a minha opinião como eu respeita a sua de qualquer um, eu dei minha opinião q so fala de Z@L e L@L fez sucesso igual eles vendeu disco igual a eles foi isso q eu disse, não precisa ficar nervosa com minha oponião, vc tem q respeitar a opinião dos outros

        abraço gatinha nervosa

        • Prá quem leu o texto e leu o que o Sr José disse, sabe exatamente o que eu quiz dizer, prá quem saber ler um pingo é uma letra, deve ter se esquecido que todos aqui tem acesso ao texto. Portanto seu defensor deve ser o próprio.

          • Marcelo

            Vc deve ser uma TRAVECONA…certo. É esquisita demais pra ser mulher de verdade…vai chupar gelo…

          • Jose Dias Marques

            Concordo Marcelo ela não parece ser mulher mesmo nãokk

        • INFELIZMENTE CONCORDO COM VOCÊ, O LEONARDO NÃO TEM MUITO ESPAÇO AQUI, ÊLE QUE EU CONSIDERO O MAIS SIMPÁTICO SERTANEJO, E NA MINHA OPNIÃO ÊLES FIZERAM MAIS SUCESSO DO QUE ZZC&L, NA EPOCA DE LEANDRO E LEONARDO, NÃO SÓ PELAS MÚSICAS QUE NA MINHA OPNIÃO SÃO MELHORES, MAS TAMBÉM PELO CARISMA DE LEONARDO.

          • ANGELA

            AH! ESQUECI DE MENCIONAR CH&X, QUE PRA MIM SÃO OS MELHORES DE TODOS OS TEMPOS

          • JOSÉ DIAS MARQUES

            CONCORDO ANGELA, LEANDRO E LEONARDO FOI A PRIMEIRA DUPLA A CANTAR NO CANECÃO NO RJ, ELES VENDERAM DISCOS IGUAL O MAIS DO Q Z@L, E HOJE LEONARDO CANTANDO SOLO, É O CANTOR Q MAIS FAZ SUCESSO CANTANDO SOLO, TODOS OS PROGRAMAS DE TV O CARA VAI FALAR O Q DESSE CARA, SO Q ACHO Q ELE TEM MUITO POUCO ESPAÇO AQUI NESSE SITE, TEM Q RESPEITA MAIS O CARA, ESSA É A MINHA OPINIÃO

        • Você não acha que deveria respeitar o trabalho dos outros? Afinal você já deu sua opinião primeira ,e muito desreipeitosa por sinal. Será que o texto mexe tanto com você? estranho !!!!

  9. concordo que o disco do Chitãozinho e Xororó foi um dos melhores dos anos 90, mas na minha opinião entraria o disco Cowboy do Asfaldo de 1990, que foi depois do disco Somos Apaixonados, o disco que mais vendeu da dupla, que teve como sucesso as músicas: Evidências, Nuvem de Lágrimas, Cowboy do Asfalto, é Assim que te Amo., e o disco de 1995, sucessos como Um Homem Quando Ama, Bailão de Peão, Feito Eu, Página de Amigos, Ciumento Demais.

  10. Wanessa Silva Reply to Wanessa

    Que post maravilhoso André!

    Eu terei a maior satisfação em comentar este post, pois vou falar das músicas lindas que se fazia antigamente e que eu adoro.

    Ah voltei à minha infância…

    Eu concordo com você, esse disco de Chitãozinho e Xororó é o melhor de todos da carreira deles.

    Eu curtia esse disco quando tinha doze anos. Na verdade, era uma fita k7, pois naquela época, quem não tinha condições de comprar o disco em vinil, comprava a fita.

    Quem tinha a fita k7 desse disco ‘Tudo por amor’ de Chitãozinho e Xororó era minha mãe. Todo fim de semana ela passava essa fita no último volume e eu ficava deitada no sofá curtindo e cantando as músicas lindas desse disco.

    A mesma coisa acontecia com as músicas de Zezé Di Camargo e Luciano e Leandro e Leonardo. Eu curtia demais todos esses discos que você citou.

    Na minha opinião, a sequência de CDs de Zezé Di Camargo e Luciano que foi sucesso são, além dessa que você citou: 11º, que tem as músicas: Pra sempre em mim e Bella Senz’anima, 12º que tem as músicas: A ferro e fogo e Sufocado e 13º que tem as músicas: Pra mudar minha vida, Pra sempre e Eu amo.

    Agora, os de Leandro e Leonardo…
    Acho que depois do sucesso do disco que tem as músicas ‘Pense em mim’ e ‘Talismã’, a sequência de CDs deles que foram sucesso são:

    O de 1993 que tem a música Temporal de amor.
    O de 1994 que tem a música Mexe mexe.
    O de 1995 que tem as músicas Dor de amor não tem jeito e Mulher brasileira.
    O de 1996 que tem a música Doce mistério (minha música).
    O de 1997 que tem a músicas Anarriê e Cerveja.
    E infelizmente o último ‘Um sonhador’, que foi o cd mais triste da carreira deles.

    Agora, sobre Bruno e Marrone…

    A sequência de CDs deles que fez mais sucesso foi:

    O de 2003, Sonhos, planos e fantasias, o de 2004, Inevitável e o de 2005, Meu presente é você.

    Pena que não se faz mais CDs com músicas tão lindas quanto essas

  11. Douglas Henrique Reply to Douglas

    So pra constar, a musica PENSANDO EM MINHA AMADA , foi tema da novela Mulheres de Areia de 1993.
    Aproposito, ambas as tres duplas do AMIGOS tiveram musica em novelas em 1992:

    Chitaozinho e Xororo – Brincar de Ser Feliz (PEDRA SOBRE PEDRA)
    Zeze di Camargo & Luciano – Eu Te Amo (PERIGOSAS PERUAS)
    Leandro & Leonardo – Nao Olhe Assim Nao (DEUS NOS ACUDA)

    So postei pq axei uma curiosidade interressante.

  12. chitão & Xororó, leandro & leonardo …. e vários marcaram história…
    mas o Zezé canta e encanta… sei lá… mais do que cantar…..ele sabe colocar o coração em suas músicas…. vamos dizer assim: O Zezé Di Camargo canta com tesão pela música!
    Abraço!

  13. Welson Ximenes Reply to Welson

    Desse álbum “Tudo Por Amor”, de Chitãozinho & Xororo, tem a música “Razão Pra Chorar” de autoria de Zezé di Camargo.
    Música linda demais.

  14. André, qualquer um que fale bem de Chitãozinho e Xororó adoça minha vida!!
    Não há dúvidas de que o “Tudo por amor” é um dos lançamentos mais apaixonantes desta dupla que amo tanto.

  15. muitooooo bem lembrada as musicas d CH&X desse album foi tudo dibom marco d+ minha vida nessa época .musicas lindissimas inesqueciveis ficará marcado pra sempre nesse maravilhosooo universo sertanejo parabens pelo seu trabalho

  16. o zeze desde o começo ate 1995 gravou discos que todas as musicas eram boas,impressionante,agora vc esqueceu andré dos dois discos ao vivo de 2000,lembra?tudo ao vivo!na época que o zeze era o FODÃO na voz.
    uma pena hoje os discos deles estourarem 2,3 musicas no maximo…
    uma pena tambem é a queda da voz dos caras(zé rico ,zeze)
    o cara que manteve o nível da sua voz ate hoje é o xororo(acho queo unico).

  17. Ademyr Rico ( Cantor e Compositor ) Reply to Ademyr

    Todos os apresentados chamam atenção, claro. Só que não existe como comparar os mencionados com as sequencias de canções do Milionário e José Rico, as vozes mais bonitas que a música sertaneja ja teve, que mais fizeram sucesso antes de 1.990 e de 90 para cá. Vefifiquem nessas duas sequencias, as canções lindas tocadas exaustivamente em todos os segmentos da mídia e que todos que gostam e entendem de música sertaneja, com certeza cantaram e cantam :

    Warner 25 Anos (2001)
    01 Viva A Vida! 02 Sonho De Um Caminhoneiro 3 Estrada da Vida 04 Meu Mundo Vazio (Sereia) 05 Duas Camisas (Você Agora Vai Decidir) 06 Tribunal Do Amor 07 Praia Deserta 08 Vontade Dividida 09 Sonhei Com Você 10 Cabecinha No Ombro 11 Lembranças 12 Paixão De Um Homem 13 O Tropeiro 14 Gangorra…

    E aí viria o CD considerado pelo próprio Jozé Rico, como sendo o melhor de sua carreira , tambem pela WARNER em 1.997 , volume 23 dos melhores do Brasil:

    01) Meu martírio- Sérgio velasques – vs: Arnaldo Diniz/Miltinho Rodrigues 02) Boneca cobiçada – Biá/Bolinha 03) O último julgamento – Léo Canhoto 04) No colo da noite – Lindomar Castilho/Ronaldo Adriano 05) Pombinha branca – Bruno Cherubini/C. Concina – vc: Miltinho Rodrigues 06) Ébrio de amor – Palmeira/Romancito Gomes
    07) Caminheiro – Jack 08) Sessenta dias apaixonado – Darci Rossi/Constantino Mendes 09) Se eu não puder te esquecer – Moacyr Franco
    10) O vai e vem do carreiro – Carlos César/José Fortuna… 11)) Seresteiro da lua – Pedro Bento/Cafezinho 12) Pé da letra – Manito/Augosto Altran

    Maravilhosos…

    • Concordo que o cd do Milionário e José Rico de 1997 é uma obra prima inquestionável, mas o outro q vc citou é uma coletânea lançada só com os grandes sucessos, acho que não cabe aqui como seleção de melhor repertório… Abraços

      • Vou aumentar a referência ao Vol. 23 de Milionário e José Rico de 1997, disco que na minha opinião esta entre os 10 melhores de todos os tempos… Tem outro de M & JR que foge um pouco do proposito da postagem (anos 90 ) mas que eu preciso registrar…

        Escravo Do amor – Vol. 11 (1981)

        “Escravo Do Amor”, “Sonho De Um Caminhoreiro”, “Ninguem é de Ninguem”, “Aguas Passadas”, “Pombinha Mensageira”, “Homens”, “Rotina Da Vida”, “Compreenção”, “Mundo Fantasia”, “Reconciliação”

        Quem tem menos de 30 anos talvez não conheça esse trabalho… Mas com certeza o Ademyr e a maioria dos artistas sertanejos conhecem e aprovam…!!!

        • Ademyr Rico ( CANTOR E COMPOSITOR ) Reply to Ademyr

          Sensato, Hermes….

          Tudo que o Milionário e José Rico gravaram fêz sucesso em seu tempo. Nenhuma história do cancioneiro sertanejo é tão bonita como a desses gigantes que revolucionaram a arte de cantar. Vozes incomparáveis. Melodiosas. Firmes. Vibratos especiais. Falsetes inimitáveis. Charme na condução da carreira e show. A prova taí, carreira iniciada em 1.969 que dura 41 anos com média de 20 shows por mês. 8.000 na carreira, com 30 volumes gravados, 2 DVDs 2 filmes e muitos, mais muitos mesmo documentários. A primeira dupla a cruzar os mares, indo para a China em 1.985, levando nossa deliciosa canção àquele povo. Depois disso, Europa, EUA várias vezes. Tem que tirar o chapeu. Completos.

  18. Olha André, realmente, da pra concordar com cada palavra desse texto, desde as canções e as duplas. Mas tenho algo para acrescentar… Era naquela época, impossivel imaginar que alguma outra dupla, fora desse time que você citou, alcançasse algum destaque não é mesmo…? !? ! ? Sim era… Porque ai apareceram simplismente João Paulo e Daniel… E imendaram uma sequencia de 4 ótimos discos…

    Volume 05 (1994)
    “O Cheiro Dela”, “Só Da Você Na Minha Vida”, “Rosto Molhado”, “Te Cuida Coração”, “Dia De Visita”, “Malicia De Mulher”, “Saudade”

    Volume 06 (1995)
    “Alguem”, “Hoje eu Sei”, “Eu Me Amarrei”, “Que Dure Para Sempre”, “Você Só Me Faz Feliz”, “Olhos Claros”

    Volume 07 (1996)
    “Estou Apaixonado (Estoy Enamorado)”, “Não Precisa Perdão”, “Mil Loucuras De Amor”,
    “Fazenda São Francisco”, “Minha Estrela Perdida”, “A Culpa é Sua”, “Me Ame Sem Medo”, “Com Qual Caricia”, “Pedindo Bis”, “Nerole Valente”

    Volume 08 (1997)
    “Ela Tem o Dom de Me Fazer Chorar”, “Acabou”, “No Mesmo Lugar”, “Poeira Da Estrada”, “Preciso Te Encontrar”, “A Loira Do Carro Branco”, “Louco De Desejo”, “Te Amo Cada Vez Mais (To Love You More) “, “Vazio”

    Da “pra beliscar” uma vaguinha entre as maiores duplas e os melhores repertórios de todos os tempos não da… ? ! ? ! ?

    • André Piunti Reply to André

      Com certeza entra na das melhores. Eu não citei pelo fato de o sucesso do JPeD ter sido muito mais pra gente do que pro público em geral, mas é capaz de bater de frente sim.

      O que eu acho que compete são o segundo e o terceiro do Bruno e Marrone, que são praticamente 100% de música boa. Pode ter uma ou outra mais ou menos, mas é de um nível que é quase impossível de repetir.

      O Ricardo Augusto lembrou mais abaixo do Bruno e Marrone já nos anos 2000, que também são fortes. Acho que daqui uns 10 anos, a gente vai ser bem mais saudoso com esses que ele citou, pq são de nível alto também.

      Vou postar um vídeo daqui a pouco que é daquelas pra ficar assistindo de novo e de novo e de novo.

    • Wanessa Silva Reply to Wanessa

      Concordo com você Hermes. Esses foram os cds de maior sucesso de João Paulo e Daniel.

      Aquele dia você me indicou o novo cd do Leonardo, eu ouvi o cd, só tem música de dor de cotovelo (risos).
      Para quem está apaixonado é um prato cheio.
      *A música ‘Garça branca que devia estar na novela ‘Araguaia’, pois ela tem mais a ver com a novela.

      • Oie Wanessa… É Leonardo né, sempre será assim… Mas até que tem umas animadinhas lá, “Linguaruda”, “Zuar e Beber”… Também acredito que “Garça Branca Do Araguaia” tenha sido feita e gravada especialmente pra novela… Um Abraço!

  19. Olha André, realmente, da pra concordar com cada palavra desse texto, desde as canções e as duplas. Mas tenho algo para acrescentar… Era naquela época, impossivel imaginar que alguma outra dupla, fora desse time que você citou, alcançasse algum destaque não é mesmo…? !? ! ? Sim era… Porque ai apareceram simplismente João Paulo e Daniel… E imendaram uma sequencia de 4 ótimos discos…

    Volume 05 (1994)
    “O Cheiro Dela”, “Só Da Você Na Minha Vida”, “Rosto Molhado”, “Te Cuida Coração”, “Dia De Visita”, “Malicia De Mulher”, “Saudade”

    Volume 06 (1995)
    “Alguem”, “Hoje eu Sei”, “Eu Me Amarrei”, “Que Dure Para Sempre”, “Você Só Me Faz Feliz”, “Olhos Claros”

    Volume 07 (1996)
    “Estou Apaixonado (Estoy Enamorado)”, “Não Precisa Perdão”, “Mil Loucuras De Amor”,
    “Fazenda São Francisco”, “Minha Estrela Perdida”, “A Culpa é Sua”, “Me Ame Sem Medo”, “Com Qual Caricia”, “Pedindo Bis”, “Nerole Valente”

    Volume 08 (1997)
    “Ela Tem o Dom de Me Fazer Chorar”, “Acabou”, “No Mesmo Lugar”, “Poeira Da Estrada”, “Preciso Te Encontrar”, “A Loira Do Carro Branco”, “Louco De Desejo”, “Vazio”

    Da “pra beliscar” uma vaginha entre as maiores duplas e os melhores repertórios de todos os tempos não da… ? ! ? ! ?

  20. André falando de um álbum apenas, eu ainda arriscaria algum de Zezé e Luciano, nesses 4 deles que vc citou o de 96 mantém a mesma linha de só conter sucessos. Minha opinião é porque se levar em conta o Brasil como um todo, Zezé e Luciano tiveram (e tem) uma abrangência muito maior que CheX, principalmente no Nordeste que é onde moro.

    No mais, infelizmente a exigência do mercado faz com que apenas 2 duas hoje em dia sejam trabalhas pelos artistas e isso é uma pena, pois muitos colocam musicas para encher linguiça e outros com otimas musicas que não são trabalhadas onde quem perde é o público.

  21. Olha, eu adoro essas enquentes, cutuca nossas emoções rsrs. de verdade gosto demais do Chitãozinho&Xororó respeito e admiro o trabalho e postura dêles, são de uma classe invejável, sabe se colocar perante as mudanças e receber todas as críticas, usam as prá melhorar, tá nítido isso com os últimos trabalhos que vem fazendo e incluindo a nova geração, estão de parabéns é o nosso alicerce sertanejo, é a base a referência, êsse disco aí citado pelo Piunti é um arraso mesmo. Agora gente, igual ao Zeze&Luciano, não tem. Essa dupla não simplesmente se juntaram e começaram a cantar.

    O Zezé já calejado de tanto tentar, mesmo cantando lindo, não conseguia deslanchar, o q que êle fêz? foi lá em Goiás, catou aquêle irmãozinho que êle mesmo chegou a trocar fraldas, e deu uma reviravolta no mundo sertanejo, com uma cacetada atrás da outra, como nesses discos citados e outros mais, fez dançar quem estava contente, chorar quem estava triste, sofrer quem estava com dor de cotovelo, foi um tsuname no meio sertanejo, cantando, compondo, esbanjando charme, beleza e sbedoria e continua até hoje uffa!!! êsse meu povo ,é o ZEZE DE CAMARGO que tanto sou fã e admiro.

  22. ana carolina Reply to ana

    opa nao poderia deixar de comentar
    os cds citados por vc andre são otimo concordo plenamente
    apesar dos cds de zezé di camargo e luciano terem mais musicas lindas otimas alem dessas que vc falou
    parabens!
    bjos

  23. Piunti essa época foi a melhor de todas é difícil de falar mesmo.Tem um Chrystian e Ralf-Prazer por prazer que é fenomenal,esse do Chitão e Xororó eu tenho é muito bom mesmo,assim como o de 95 aquele de um homem quando ama,aliás dessa época aí dos nossos sertanejos tudo era e continua sendo bom,tem um do Bruno e Marrone que já é de 99 mas é perfeito Cilada de Amor esse disco é magnífico.Agora o Zezé e Luciano é pra acabar com o pequi de goiás,Na hora H,Nem é bom lembrar,Não dá pra esperar,Pedras,Não tenha dúvida,Te amar assim,Sintonizo o coração,Linda,linda,Cama de capim,Melhor que antes,entre tantas outras,outro post seu Piunti,você dizia que estamos andando pra trás e como eu gostaria que fosse assim no sentido musical.
    abraços

  24. Leandro Motta (Canal Youtube LPMSUD) Reply to Leandro

    Na época desse álbum do Chitãozinho e Xororó ainda eu cantava nos barzinhos e realmente ele tocou inteiro inclusive André a música ” Pensando em minha amada ” foi trilha de uma novela que não me lembro o nome, sendo bem conhecida por isso.
    Agora vale destacar que o nosso País é imenso e existe muita diferença entre uma região e outra, e aqui na minha região ( Londrina-Paraná ) sem dúvida alguma os seis primeiros álbuns de Zezé di Camargo e Luciano tocaram todas as músicas, no sexto que vc não citou, que trazia como música de trabalho a canção indiferença, foi da primeira a última faixa bem executada nas rádios.

  25. Adriana Souza Reply to Adriana

    Nossa André adorei a Enquete, mas ja vou direto no que me interessa a do Zeze e Luciano esses topicos foram realmente marcante, além de tudo isso que a cada ano nos suprrendermos com eles ,sigo eles a 19 anos e cada ano minuto segundo que passa o amor so aumenta mais.

    Ser seguidora de ZCL é muito bom…..e mais uma vez parabéns pela enquete

  26. Eu concordo com tudo… os albúns do Zezé e Luciano….realmente marcaram história….

  27. O Luciano que comentou ai eh o Luciano msn? Serio? Cacete!!!!!!!!!!! Sou seu fã

  28. Sobre “Pensando em minha amada”, foi uma música muito executada na época. Foi a primeira a ser lançada do disco e fazia parte da trilha sonora do remake de “Mulheres de areia” exibida pela Globo as 18 hs.

    Quando aos discos do Zezé & Luciano, sou suspeito pra falar né? Apesar que eu incluiria o álbum de 96 ali também!

  29. Bah… Essa sequência do ZC&L é phodástica demais! Demais, demais, demais, demais!

  30. Ricardo Augusto Reply to Ricardo

    Não é nos anos 90, mas a Trilogia de Ouro de Bruno e Marrone nos anos 2000 é impressionante: 2002 com “Sonhos, Planos, Fantasias” (Credo em Cruz, Ave Maria; Agora Vai; Então Pode Ir; Se Tiver Coragem Joga Fora; Tá Liberado; Menina; Metade da Metade) – 2003 com “Inevitável” (Será; Vai dar Namoro; Deixa; Pra Lá Que Eu Vou; Sonhos Perdidos; Trânsito Parado; Doce Desejo; Apaziguar; Se Não Tivesse Ido; Inevitável; Coração de Pedra) – e finalmente, 2005 com “Meu Presente é Você” (Choram as Rosas; Quer Casar Comigo?; Por Um Gole a Mais; Porque Choras?; Por Te Amar Demais; Que Pescar de Nada). Meio impressionante não? Pra quem não conhece, escute estes três cd’s e vejam a nata da nata do sertanejo. Abração!

  31. Lciano Camargo Reply to Lciano

    Oi Andre, Parabens pelo trabalho! sou suspeito para falar, já q faço parte da enquete? Rsrsrss
    Espero q as pessoas participem bastante isso só enriquece nossa música sertaneja.
    Abs, Luciano Camargo

  32. Luciana Dias Reply to Luciana

    André, realmente os tempos mudarão, hoje temos um ou dois sucesso em cada projeto lançado no mercado fonográfico. A evolução da tecnologia e facilidade de gravar novas canções atropelam o trabalho, feito sempre com atenção e qualidade.
    Lendo um outro post seu, questionando sobre os melhores CD´s de 2010. Eu não vejo os melhores CD´s mais sim grandes sucessos de várias duplas, que podem ou não pertencer ao mesmo projeto da dupla ou cantor.
    Tenho saudades deste tempo, que todos conheciam bem um disco, tenho saudades do vinil, bons tempos que fazem parte a história da nossa musica sertaneja .
    E falar de Chitão e Xororó e falar do que ha de melhor na música sertaneja destes últimos 40 anos . E u particularmente gosto somente dos projetos antigos de Zezé e Luciano que se prestar bem atenção tem um pouco do sertanejo universitário de hj.

  33. Tem um outro CD do CheX que eu acho que também é muito bom em repertório, e é o que eu mais gosto também, o de 95 que tem “Bailão de Peão, Um Homem Quando Ama, Só Mais Uma Vez, Página de Amigos, Doce Pecado, Só Quem Amou Demais, Ciumento Demais entre outras” . Inclusive se reparar bem, acho que foi o disco que teve mais músicas escolhidas para gravar nas comemorações dos 40Anos.

    No caso do Zezé eu acho que disco de 96 merecia estar nessa sequência, para citar apenas 3 como o André temos “Preciso ser Amado, Indiferença e Vivendo Por Viver” mais o disco inteiro é bom!!!

    • Esse q vc ta falando não é o que tem Menina Veneno? Apesar do sucesso, acho que Menina Veneno n era pra ter sido gravado, ficou popzinho demais

  34. Mauro Duarte Reply to Mauro

    Impressionante como se tomava mais cuidado com o repertório nessa época. Tá certo que havia discos que eram lançados de 1,5 ano em 1,5 ano, então havia mais chance de tudo ser tocado, mas isso também só era possível com a presença de um repertório irretocável.

    Acho que é algo bom pro pessoal novo se antenar, a escolha do repertório ainda é tudo. Não sei se dá pra citar alguma dupla nova como exemplo, mas creio que Jorge e Mateus seja a que mais se preocupa com isso. Pelo menos 60% do CD novo é de músicas que podem fazer sucesso. É bastante, principalmente se compararmos aos outros.

    Nesse disco do Chitão, havia um grupo de compositores que tava acertando a mão demais no começo dos anos 90, então tudo foi propício pra se fazer algo top assim.

  35. Haha olha o repertório do disco. Chega a ser impressionante. Eu não gosto de todas, tipo 40 e 20, por exemplo, mas é praticamente tudo sucesso mesmo. Agora vou te dizer, André, que acho que os mais fãs de música sertaneja preferem os anteriores do CheX e os do Zezé. Esse disco aí q vc postou já tinha uma questão mais “pop” (vejam só), já que tinha músicas como Pode ser pra valer e Palavras.

    O Planeta Azul, de dois anos antes, também é nessa linha “quase tudo sucesso”.

  36. EURELIO SILVA Reply to EURELIO

    ola andre!!! tudo bem ??? sou musico (baterista ) aqui em sete lagoas mg !!!! o motivo do meu comentario e pra te parabenizar pelo exelente trabalho, sou fa de carteirinha o visito todos os dias vc traz sempre novidades ,curiosidades lançamentos criticas sujestoes etc !!! desejo paz saude sucesso e muita prosperidade !!!!! um grande abraco e saudacoes mineiras rsrsrsrsr uai !!!!!! eureliob@tera !!!

  37. Alguém sabe me dizer quem gravou “Va pro inferno com seu amor” antes? Foi Chitão e Xororó ou Milionário e José Rico? 60 dias apaixonado eu sei que foi o Chitão

    • Ademyr Rico Reply to Ademyr

      Vá pro inferno com seu amor foi gravada pela primeira vêz pelo Milionário e José Riico, canção do Meirinho em 1.977 e depois pelo Chitão e Xororó em 1.993.

      Sessenta dias Apaixonado, canção do Darci Rossi ( Fio de Cabelo ) e Constantino Mendes, foi gravada pela primeira vez pelo Chitão e Xororó em 1980 e a posteriori pelo Zé Rico e outros mais que tentaram pegar carona na canção e sucesso dos dois primeiros…somente o Xororó e Zé Rico lograram êxito com esta obra…

  38. Luiz Ribbas Reply to Luiz

    Caro André, no que diz respeito ao albúm do Chitãozinho e Xororó de 1993 eu confesso que não me recordo muito bem de algumas músicas…mas quanto ao que vc citou sobre o Zezé e o Luciano e seu maior auge na minha opinião, que foi de 92 até 95 concordo plenamente.

    Me lembro com muita saudade dessa época e realmente era um sucesso atrás do outro, eu sabia e ainda sei cantar quase todas elas. São realmente músicas de dar gosto de ouvir, até por aqueles que não são tão fanáticos como nós…

    Agora, pra mim, de todos os sucessos citados por vc, os que mais me marcaram sem dúvida nenhuma foi “Vem ficar comigo” e “Sem medo de ser feliz”, sendo a primeira inclusive música de abertura da turnê deles no ano de 1995.

    Que saudade, ah como é bom voltar no tempo as vezes!!!

    Abraços!

Deixe um comentário